Equipamentos para linhas elétricas

Edição 122 – Março de 2016

Queda da construção civil afeta mercado de linhas elétricas

Fabricantes e distribuidores sofrem as consequências da atual cri se econômica e projetam crescimento de apenas 2% para o mercado de linhas elétricas em 2016.

Se nesta mesma pesquisa realizada no ano passado, os fabricantes e distribuidores de linhas elétricas estavam apreensivos com relação ao seu mercado de atuação, nesta edição, temos a confirmação de que a preocupação tinha suas razões. O cenário econômico brasileiro não apresentou qualquer melhora e, praticamente, todos os setores sofrem com as consequências da crise atual. É o que mostram os mais recentes estudos elaborados pela revista O Setor Elétrico com diversos segmentos da área elétrica e publicados neste espaço mensalmente.

Como poderá ser verificado nas páginas a seguir, a desaceleração da economia brasileira somada ao desaquecimento da construção civil e à falta de confiança dos investidores vem afetando negativamente o mercado de linhas elétricas. Para efeito de comparação, em 2014, as empresas deste mercado apontavam os projetos de infraestrutura e o setor de construção civil aquecido como os itens mais favoráveis ao crescimento dos seus negócios. No ano seguinte, 15% já indicaram a desaceleração econômica do país como um problema para o mercado e, neste ano, essa última opção foi apontada por 28% das pesquisadas. Outros percentuais significativos dividiram-se entre setor da construção desaquecido, falta de confiança dos investidores e desvalorização da moeda brasileira.

São esses fatores supracitados que contribuem para a manutenção de uma atmosfera pouco otimista entre os empresários e executivos do setor elétrico brasileiro. No caso dos fabricantes e distribuidores de linhas elétricas, no ano passado, a previsão era de que suas empresas apresentassem crescimento médio de 11% em 2015. Na pesquisa deste mês, foi apurado que o crescimento médio real no ano passado foi de apenas 5% comparado a 2014. Para 2016, a expectativa é que as empresas cresçam em torno de 6% e o mercado como um todo alcance uma elevação média de 2%.

 

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico