Equipamentos para transmissão e distribuição de energia

Edição 124 – Maio de 2016

 

Transmissão e distribuição aguardam investimentos no setor

Apesar das incertezas, mercado acena positivamente. Distribuidoras devem melhorar fluxo de caixa após reajustes tarifários e companhias de transmissão contam com os leilões de LTs.

 

O cenário econômico do Brasil continua nebuloso, afetando diversos setores da sociedade. Na área elétrica, as coisas não caminham de modo diferente, como mostra a Sondagem Conjuntural do Setor Eletroeletrônico realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para o último mês de abril. Conforme o levantamento, a queda relacionada às vendas e encomendas das empresas do segmento aumentou de 54% em março para 57% em abril de 2016. Consequentemente, as indicações de crescimento caíram de 29% para 23%.

No que se refere especificamente aos fabricantes de equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica – foco da pesquisa deste mês da revista O Setor Elétrico –, o mercado parece estar melhorando, embora ainda existam muitas incertezas. Conforme a Sondagem da Abinee, no caso da distribuição, a expectativa é favorável devido aos reajustes das tarifas de energia elétrica, o que deve melhorar o fluxo de caixa das concessionárias, possibilitando que elas aumentem os investimentos na área.

Quanto ao segmento de transmissão, os leilões de linhas continuam alavancando investimentos na área e aquecendo o mercado. O mais recente certame ocorreu no último dia 13 de abril. Nele, foram arrematados mais de 3400 quilômetros de LTs e subestações, que agregam 7.265 MVA em capacidade ao sistema. Dos 24 lotes ofertados na ocasião, 14 foram negociados. Apesar dos 10 lotes vazios, o diretor da Aneel, José Jurhosa, disse na época que se tratava de valor significativo, haja visto o momento econômico do país. Um próximo leilão está programado para o dia 1º de julho.

 

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico