Equipamentos para transmissão e distribuição de energia

Edição 112 – Maio de 2015

Linhão de Belo Monte deve aquecer setor de transmissão

Levantamento da Abinee afirma dependência do mercado de GTD de encomendas de leilões de transmissão e de geração. Já os agentes do setor de distribuição continuam apreensivos.

De acordo com a Sondagem Conjuntural do Setor Eletroeletrônico para o mês de abril, realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o setor de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica continua dependente das encomendas decorrentes dos leilões realizados nos segmentos de geração e de transmissão.

No que diz respeito à transmissão de energia elétrica, o que promete mesmo agitar os negócios no segmento é o leilão do dia 26 de junho. Na ocasião, serão leiloadas linhas de transmissão para escoar a energia da Usina Belo Monte, localizada no Pará, às regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. O linhão, que será de corrente contínua em 800 kV, terá mais de 2.500 quilômetros e percorrerá os estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além da linha, o consórcio que vencer o certame terá de construir duas estações conversoras, nas subestações Xingu, no Pará; e Terminal Rio, no Rio de Janeiro. Para a realização das obras serão necessários investimentos de R$ 7,7 bilhões. 

O primeiro leilão do linhão para transmitir a energia gerada pela Usina de Belo Monte foi realizado em fevereiro do ano passado. A estrutura, com mais de 2,1 mil quilômetros, também em 800 kV, irá até a subestação de Estreito (MG), passando pelos estados do Pará, Tocantins, e Goiás e seu custo de implantação deve ser de aproximadamente R$ 5 bilhões.

 

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico