Evolução da gestão de ativos: Implementação de condição em tempo real através de dados históricos online – 1/2

  1. Monitoramento da condição do ativo 

O monitoramento da condição do ativo tem como premissa a detecção prematura de anomalias antes que estas se tornem falhas. A curva PF, representada na Figura 1, indica como a condição do equipamento e novos indícios de uma provável falha em função do tempo são percebidos.

Figura 1 – Curva PF

Neste cenário, as normas ISO 13379, ISO 13381, ISO 18436, ISO 55000 e VDI 3832, podem ser apontadas como principais guias para as definições e orientações necessárias para a correta implementação de um projeto de monitoramento de condição.

Através da aquisição de dados de variáveis de processo, diferentes técnicas podem ser utilizadas para a deteção, classificação e reconhecimentos de padrões. A ISO 13381 salienta a necessidade de correlacionar dados técnicos da máquina (especificações, registos de inspeção, histórico de falhas) e parâmetros de condição (níveis de vibração, temperatura). No entanto, na prática muitas companhias deparam-se em um cenário real apresenta frequentemente desafios na obtenção de todos estes parâmetros.

  1. Estratégia de Manutenção

Tradicionalmente, os planos de manutenção preventiva são baseados em tempo calendário ou por volume de produção. As programações baseadas em calendários são mais conservadoras e tem sua frequência ajustada de forma a evitar que um ativo seja submetido a uma avaria. Este cenário pode elevar os custos de manutenção, uma vez que a periodicidade definida precisa garantir um

determinado valor de confiabilidade alvo, podendo em muitos cenários o componente ter uma durabilidade superior, sendo substituído prematuramente.

Planos de inspeção também são uma abordagem comum, porém podem sofrer do mesmo efeito colateral das trocas periódicas: o ajuste em sua periodicidade precisa estar refinado, tendo intervalos capazes de detectar a anomalia antes que esta se torne uma falha. A estratégia de manutenção deverá pautar-se na busca do equilíbrio entre os custos de manutenção e custo de indisponibilidade do ativo. Conforme representado na Figura 2, os custos estão associados ao custo de manutenção preventiva e corretiva, somados ao custo de indisponibilidade daquele ativo. 

Figura 2 – Otimização da Manutenção

Agir de modo reativo, eleva-se o custo total, uma vez que o ativo se torna mais indisponível devido à sucessivas falhas e atividades corretivas requeridas. No extremo oposto, está o modo excessivo, no qual também é observada uma elevada indisponibilidade do ativo, porém em decorrência de um elevado número de horas dedicadas à manutenção preventiva. 

A estratégia de manutenção representa a abordagem a ser utilizada em um determinado grupo de ativos. Comumente, a estratégia é definida em função da criticidade do ativo, sendo equipamentos com maior classificação recebendo atividades de caráter preventivo e baseados em condição. A Figura 3 exemplifica a relação entre efetividade e eficiência, para cada estratégia de manutenção.

Figura 3 – Efetividade x Eficiência por Estratégia de Manutenção
  1. Convergência IT-OT

Historicamente separados, é observada uma tendência de convergência entre os setores de OT e IT nas estruturas organizacionais de empresas industriais com estratégia de transformação digital. A tradicional Pirâmide da Automação, definida pela norma ISA 95, no contexto da Indústria 4.0 torna-se mais integrada: a distância entre os níveis operacionais e gerencias se torna mais curta, para tomada de decisões mais precisas e rápidas. 

Figura 4 – Convergência OT-IT

Sobre o autor

Caio Huais é engenheiro industrial, especialista em Engenharia Elétrica e Automação com MBA em engenharia de manutenção e gestão de negócios. Atualmente, ocupa posição de gerente corporativo de manutenção no Grupo Equatorial, respondendo pelo desempenho da Alta Tensão de 7 concessionárias do Brasil.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: CINASE
Data: 11/03/2025
Local: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial 2025
Data: 13/03/2025
Local: Windsor Barra Hotel
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas
Data: 18/03/2025
Local: Florianópolis (SC)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.