Expansão da matriz beira 1 GW, com 80% de renováveis

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL liberou em outubro a operação comercial de usinas geradoras com potência total de 957,03 megawatts (MW), uma contribuição considerável para a expansão obtida este ano, de 5.869,31 MW. Sobre o montante de outubro, vale destacar que 80% do quantitativo provém de usinas renováveis, de fontes eólica, hídrica e solar. Mais da metade da potência liberada no mês (544,30 MW, 57% do total) é referente a usinas solares com cronograma adiantado em relação ao estipulado no contrato de outorga.

A meta de expansão da geração em 2021, de 4.790,4 MW. foi ultrapassada pela ANEEL em setembro. Durante este ano, foram inauguradas ou reabertas usinas em 19 estados das cinco regiões do país. Os estados com maior acréscimo na capacidade de geração em foram, em ordem decrescente: Rio de Janeiro (1.338,30 MW), Rio Grande do Norte (1157,80 MW) e Bahia (1146,29 MW). Há 69 usinas em operação em teste, 17 delas desde outubro.

Entre as usinas liberadas para operação comercial em outubro, aproximadamente 82% não estão relacionados a contratos de comercialização regulada (ACR).

Capacidade instalada

O Brasil rompeu em 30 de outubro a marca dos 180 GW de capacidade instalada em operação (potência fiscalizada) (veja detalhes). O mês foi concluído com 180.197,9 MW disponíveis (dados de 03/11/2021), de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 82,73% das usinas são consideradas renováveis.

Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos em bit.ly/3D8k6Ql. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção. Confira a matéria no site da ANEEL, clicando aqui.

Atualizado em 8 de novembro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico