Fontes alternativas de energia

Edição 105 – Outubro de 2014

Energia eólica puxa otimismo das renováveis

Ernst & Young classifica o Brasil como nono país mais atraente para investimentos em energia renovável. Diante deste cenário, fabricantes e distribuidores deste setor esperam crescimento médio de 21% neste ano.

No final de agosto deste ano, o setor eólico comemorou a chegada a 5 GW de capacidade instalada na matriz elétrica nacional. Este número pode parecer irrisório frente aos cerca de 90 GW de potência hidráulica brasileiro atual, mas é extremamente relevante quando comparado à posição que a energia oriunda dos ventos ocupava no cenário elétrico do país há poucos anos.

Em 2009, somente há cinco anos, o Brasil possuía apenas 600 MW de capacidade instalada de energia eólica. E, na ocasião, já havia sido realizado o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), um dos grandes propulsores de fontes alternativas do país. De lá para cá, muita coisa mudou e a participação da fonte cresceu. No final de 2012, eram 2, 5 GW instalados e em 2013, 3,5 GW. Na atualidade, já são 5,1 GW, representando 4% da matriz elétrica nacional e há a promessa, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que a energia alcance 7.2 GW instalados até o final deste ano.

Uma das principais razões para o crescimento da participação da fonte eólica na matriz elétrica nacional foram os leilões de energia com ênfase em empreendimentos eólicos realizados pelo Governo Federal a partir de 2009. A entrada de empresas de aerogeradores no país, com preços menores do que os praticados na Europa, fez com que o preço do megawatt-hora da energia eólica tornasse mais atraentes nos certames. O resultado: desde o primeiro certame realizado em 2009 foram contratados 12,2 GW no total, o que corresponde a 2,3 GW de contratação em média por ano.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Redação

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico