Fontes alternativas de energia

Edição 88 – Maio de 2013

O ano de 2012 terminou com 2.507,8 MW de potência eólica instalada, distribuída em 108 parques eólicos, representando um crescimento de aproximadamente 73% de potência e um acréscimo de 40 parques em relação a dezembro de 2011, quando a eólica possuía 68 parques e 1.450 MW. As informações são da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). De acordo com o boletim anual da entidade, a capacidade instalada de 2,5 GW é composta por 1,3 GW (52%) referente ao Proinfa e 1,2 GW (48%) referente aos leilões e mercado livre.

A fonte hidrelétrica é responsável por cerca de 70% da capacidade instalada do Brasil e os reservatórios das usinas possuem grande importância para a segurança do suprimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN), ao funcionarem como “baterias” nos momentos de baixos índices hidrológicos. Nesse contexto, a fonte eólica exerce uma função importante, ao fornecer energia elétrica com maior intensidade no segundo semestre do ano, ocasionando, portanto, melhores índices de armazenamento nos reservatórios.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

 

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico