Fornecimento de energia tem qualidade histórica em 2020

Dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou em 2020 o melhor resultado histórico. Seguindo tendência de queda nos últimos anos, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,87% do tempo, na média do Brasil ao longo do ano passado.

Os consumidores ficaram apenas 11,5 horas em média sem energia no ano, o que representa uma redução de 10,51% em relação a 2019, quando registrou-se 12,85 horas. A frequência das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,69 interrupções em 2019 para 6,03 interrupções em média em 2020, o que significa melhora de 9,87% no período.

Os dois indicadores em 2020 ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Aneel. Já a média de tempo sem energia ficou abaixo do limite pela primeira vez nos últimos 10 anos.

Desempenho por distribuidora

A ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2020, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias com menos de 400 mil consumidores.

Das empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz), seguida por Centrais Elétricas do Pará (Equatorial PA), com terceira posição empatada entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia (ESS).

Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Muxfeldt Marin e Cia (MUXENERGIA, RS) em primeiro, Energisa Borborema (EBO, PB) em segundo e a Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em terceiro.

Atualizado em 11 de junho de 2021 por Redação

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico