Fundação Energia e Saneamento em Jundiaí é premiada

A Fundação Energia e Saneamento, que abriga o maior arquivo histórico sobre energia no Brasil, em Jundiaí, foi premiada no edital de Modernização de Acervos de Museus e Arquivos do ProAc – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.  Com o projeto, os mais de 3.500 objetos museológicos da instituição, entre eles postes e itens de iluminação pública utilizados na Capital e nas cidades do interior do Estado desde o século 19, e alguns dos primeiros eletrodomésticos importados ao Brasil, serão centralizados e catalogados em nova reserva técnica na sede da Fundação em Jundiaí.

Acervo Fundação Energia e Saneamento, localizado no centro de Jundiaí, atende estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais

O aporte financeiro adquirido por meio da premiação será destinado às atividades, já iniciadas, para readequação dos espaços físicos, a fim de acondicionar os objetos históricos do setor. O trabalho engloba as adaptações e reformas das estruturas físicas do prédio para a implantação de reserva técnica, ajustes de acondicionamento da guarda dos objetos, tratamento técnico do Acervo Museológico com foco na avaliação e diagnóstico das peças, entre outras entregas, a serem executadas até o final de 2020.

O acervo está desde 2018 na cidade e conta com uma equipe de profissionais da Fundação Energia e Saneamento para a guarda, conservação e organização dos documentos. Localizado no centro de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, 202), o arquivo histórico reúne imagens, documentação textual, biblioteca histórica e técnica, cartografia e desenhos técnicos que mostram o desenvolvimento do setor do país. O acervo é composto por mais de 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3,5 mil objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros.

 

O acesso ao acervo é livre e gratuito aos pesquisadores e interessados no tema, que devem solicitar consultas mediante agendamento pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico