A divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy fechou seu maior contrato de serviços de modernização de rede na América Latina com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), uma das maiores empresas de energia do Brasil. De acordo com o contrato, a GE realizará o retrofit (fornecimento de materiais e serviços para a substituição de equipamentos antigos) de seis subestações da Chesf localizadas nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, no nordeste do Brasil, com suas mais avançadas tecnologias de grid.
O contrato prevê a substituição de cerca de 250 disjuntores e seccionadores, em operação há mais de 45 anos. Os engenheiros de campo certificados da GE serão responsáveis por oferecer uma estratégia para avaliação da condição dos ativos de alta tensão da Chesf, bem como pelo planejamento e priorização do processo de retrofit para propor a solução mais adequada sob os aspectos de custo e tempo.
Segundo a Chesf, a troca desses equipamentos de níveis de tensão de 69 kV, 230 kV e 500 kV proporcionará mais confiabilidade ao sistema de transmissão da Companhia, contribuindo para melhorar a qualidade e o acesso ao fornecimento de energia elétrica.
Permitirá, ainda, que milhões de pessoas continuem tendo acesso à energia limpa e renovável no país, através dessas instalações que ajudam a transmitir energia das usinas hidrelétricas e parques eólicos localizados no Nordeste para o Sistema Interligado Nacional (SIN).