Grupo IBS Energy firma acordo com a gigante chinesa POWERCHINA para construção de usina termelétrica movida a biomassa em Lençóis Paulista

Investimento global é da ordem de R$ 600 milhões com tecnologia inovadora para geração de energia renovável por 30 anos.

O Grupo IBS Energy, com 20 anos de atuação no mercado de energia no Brasil, anuncia parceria com a gigante chinesa POWERCHINA, por meio da SEPCO1 empresa do grupo, para a instalação da Termelétrica Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista.  

A estimativa de investimento na termelétrica é de R$ 600 milhões, destinados à instalação completa da Usina, e obtenção da biomassa necessária. A Termelétrica terá 121.000 m² destinados à Usina e 20.000 hectares destinados à operação, em geral, da biomassa; preponderantemente, florestas plantadas de eucalipto. A geração de emprego também se destaca, com uma estimativa total de 2 mil empregos, entre indústria e abastecimento de biomassa, desde o período de instalação do canteiro de obras até a operação, por um período de 30 anos.

Na condição de EPCista (da sigla em inglês EPC: Engineering, Procurement, Construction), a SEPCO1, entregará o projeto completo, desde o seu detalhamento até o comissionamento. Tudo em conformidade aos índices de performance contratados e de acordo com o escopo definido pelo Grupo IBS Energy.

Para o CEO do Grupo IBS Energy, Antonio Bento, a parceria com a POWERCHINA eleva o projeto a um outro patamar de tecnologias em geração de biomassa com maior eficiência na produtividade e diferenciais competitivos para o negócio.

Este projeto prevê uma solução inovadora e pioneira no Brasil, com queima direta de biomassa em caldeira a vapor tipo leito fluidizado, gerando 250 ton/h de vapor, a 515 graus Celsius e 82 bar de pressão. Operará com dois geradores de 40 MW cada. A Termelétrica Cidade do Livro S/A entregará energia limpa, renovável, sustentável e certificada equivalente para suprir eletricidade a 130.000 residências da região onde será localizada.

Para o Grupo IBS Energy, a termelétrica Cidade do Livro trará lastro físico e segurança a seu já robusto portfolio de Gestão Estratégica de Energia.

O início das obras está previsto para julho de 2020.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Henrique Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico