Hora do recomeço. Será?

Edição 124 – Maio de 2016
Por José Starosta – Consultor Técnico

 

 

 

Aqueles que esperavam o ponto de inflexão junto com a entrada do novo governo terão que esperar mais um pouco. A turma comandada pelo Sr. Meirelles tem a incumbência de medir o tamanho do buraco deixado pela gestão anterior e os números assustam. É “um tal” de 100 bilhões para cá, 100 bilhões para lá; além daqueles (da mesma ordem de grandeza) que já conhecíamos do sistema elétrico, Petrobras e outros. A rádio peão (está nunca erra) dá conta de que o buraco do BNDES será estarrecedor e é maior do que todos os outros juntos, será? Vamos aguardar no corredor com os ouvidos atentos. Haja coração, como dizia o saudoso Fiori!

 

A tão esperada inflexão não vem logo e o momento é de calmaria no mercado (e que calmaria – até quando?). O que se ouve, além do “jus-sperniandi” da turma que apoiava o governo antigo, são os anúncios de cortes e redução de investimentos de diversos programas de governo e mais denúncias, mais denúncias…

 

A boa notícia é o anúncio de investimento feito pelo governo de outros 100 bilhões em infraestrutura nos próximos dois anos e isso pode ser o início do aquecimento do nosso mercado. Enquanto isso, o PIB e outros indicadores da indústria caem mês a mês, assim como os indicadores da construção civil, duas das principais áreas em que medem este citado mercado.

Perder a esperança? Jamais. Vamos nos manter vivos e, fundamentalmente, mantendo nossas equipes treinadas e motivadas. Temos sim a esperança de tempos melhores aqui no Brasil, já sofremos o suficiente e temos a chance de mudar e voltar a crescer.

 

 

 

Eng. José Starosta
Consultor da revista O Setor Elétrico
consultor@osetoreletrico.com.br

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico