Iniciativa de eficiência se mostra promissora

Ministério de Minas Energia (MME), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) promoverão webinar no dia 10 de novembro com representantes de 11 instituições privadas participantes da RedEE Indústrias.

Para apresentar os resultados obtidos pela Rede de Aprendizagem em Eficiência Energética e Gestão de Energia na Indústria (RedEE Indústrias), o Ministério de Minas e Energia (MME) promoverá o evento de encerramento no dia 10 de novembro, das 14h às 16h, em seu canal do YouTube.

O evento contará com a presença de representantes das 11 instituições privadas participantes da RedEE Indústrias e apresentará debates, depoimentos dos participantes, casos de sucesso em ações de eficiência energética e gestão de energia em grandes empresas. As empresas participantes evitaram o consumo de 38,12 GWh/ano com ações de eficiência energética e passaram a utilizar fontes renováveis de energia como biogás, biomassa e solar fotovoltaica, totalizando 31,14 GWh/ano.

A RedEE Indústrias foi criada com intuito de fomentar a eficiência energética, por meio da capacitação e troca de know-how entre indústrias de diferentes segmentos. Durante 12 meses, as instituições participantes receberam acompanhamento técnico para analisar seus consumos de energia e implementar medidas de eficiência energética e uso de fontes renováveis. Entre ações implantadas por meio do projeto estão a instalação de mantas térmicas; adequação de projetos de recuperação de calor; melhoria de eficiência das torres de resfriamento; substituição de luminárias fluorescentes por luminárias LED; entre outras.

As empresas participantes demonstraram grande engajamento na aprendizagem de temas-chave para a tomada de decisão em processos produtivos e organizacionais. Entre os temas abordados estão a análise de custos; Sistema de Gestão Integrada e certificação; sistema de refrigeração industrial; inovação em processos fabris e tecnologias; Inteligência Artificial; monitoramento energético; entre outros.

Mais sobre a RedEE e as LEENs:

A RedEE Indústrias é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, em parceria com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e o Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito dos projetos Sistemas de Energia do Futuro (SEF) e Parceria Energética Brasil-Alemanha.

A iniciativa-piloto foi coordenada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e implementada em trabalho conjunto com a Mitsidi Projetos, especialista em eficiência energética, e contou com a experiência do IREES (Institute for Resource Efficiency and Energy Strategies), responsável pela padronização das Redes de Aprendizagem em Eficiência Energética (LEENs) na Alemanha.

As 11 empresas participantes da iniciativa são: Danone, Gelita, General Motors, Grupo Maringá Ferro-Liga, Hyundai, Novelis, Randon, Robert Bosch, Suzano, Unipar Carbocloro e Wheaton.

As LEENs foram originalmente concebidas na Suíça e na Alemanha, em 2007, como Redes “empresa-a-empresa”, a fim de explorar o potencial de eficiência energética no setor industrial. O objetivo comum de todas as LEENs é a redução de consumos e gastos de energia por meio de medidas de eficiência energética. Cada empresa participante desenvolve e estabelece seus objetivos individuais no início da participação e trabalha na realização deles até ao final do período da rede. O conjunto das metas em eficiência energética dos participantes configura a meta coletiva da rede.

SERVIÇO:

Evento de Encerramento da RedEE Indústrias
Data: Quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Horário: das 14h às 16h
Plataforma: YouTube do MME

Fonte: MME

Atualizado em 8 de novembro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico