Instalação de canaletas de PVC

Edição 41, Junho de 2009

Adequadas para instalações elétricas comerciais e para obras de cabeamento estruturado, as canaletas de PVC rígido têm se destacado no mercado por aliarem alto padrão estético a praticidade e funcionalidade. Estes produtos permitem rápida instalação e, por serem encontradas em diversas dimensões, apresentam uma vasta linha de acessórios, o que confere flexibilidade ao layout da rede.

 

Com a possibilidade de segmentar as seções da canaleta com septo-divisor, pode-se integrar dados, voz e energia ao sistema, oferecendo uma rede livre de interferências eletromagnéticas. Algo que se deve atentar é que, segundo o Instituto Real Decisions, cerca de 70% dos problemas em uma rede dentro de uma empresa estão relacionados ao cabeamento estruturado. Por esse motivo, é de extrema importância que se empreguem canaletas certificadas, em conformidade com as normas de instalação e de segurança.

 

A seguir, é descrito o passo a passo da instalação de uma canaleta, demonstrando como este sistema agregou agilidade à implantação de uma rede. Confira.

1º Passo
Fixar as canaletas em suas respectivas posições e escolher o melhor sistema de fixação. Existem, no mercado, canaletas com a base já perfurada, o que facilita o trabalho do instalador, evitando rebarbas ocasionadas por ferramentas de perfuração e tornando a instalação mais rápida.

2º Passo
Depois de devidamente fixada, deve-se iniciar o encaixe dos septo-divisores, separando as seções da canaleta, permitindo a instalação conjugada de dados, voz e energia, evitando, assim, a interferência eletromagnética. É possível utilizar os diversos encaixes localizados na base da canaleta para melhor distribuir os septo-divisores.

3º Passo
Em seguida, devem ser instaladas as pontes de fixação, as quais permitem a retenção dos cabos, facilitam a instalação e garantem mais estabilidade à canaleta. Para a melhor instalação dos cabos, elas podem ser basculadas em até 30°, conforme mostra a figura. E com as pontes basculadas em 30º, deve-se fazer a passagem dos cabos.

4º Passo
Para a instalação de uma curva vertical interna, após aproximar os trechos retos no canto interno de uma parede, basta apenas encaixar a tampa da curva dispensando ferramentas de perfuração e suportes de fixação.

5º Passo
Para a instalação de uma curva vertical externa, basta aproximar os trechos retos no canto externo da parede que será necessário instalar a curva.

6º Passo
Em seguida, a tampa para a curva vertical externa deve ser encaixada.

7º Passo
O próximo passo é a instalação das tampas das canaletas.

8º Passo
A instalação dos terminais também pode ser realizada pelo sistema de encaixe rápido. Pronto, o sistema está totalmente instalado!


GABRIEL GARRIDO é responsável pelo marketing da OBO Bettermann

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Comentários (2)

Só queria que o Gabriel Garrido respondesse como conseguir compatibilidade eletromagnética em canaleta de PVC. Lógica e Elétrica juntos, mesmo com septo divisor, em canaleta plástica?

Bom dia, Dênis.
Agradecemos seu contato.
Já encaminhamos a sua dúvida ao autor do artigo e lhe retornaremos assim que possível.
Ficamos à disposição.
Att.

Os comentário estão encerrados.

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico