Instrumentos de teste e medição

Edição 119 – Dezembro de 2015

Mercado de equipamentos para teste e medição

Desaceleração da economia brasileira, desvalorização da moeda e falta de confiança dos investidores puxam mercado de equipamentos para teste e medição para baixo. Mesmo assim, setor está confiante e espera fechar o ano com crescimento médio do mercado como um todo de 4%.

2015 não foi um dos melhores anos para os brasileiros, fato que é sentido por praticamente todos os setores da economia nacional. Não é diferente com o segmento de teste e medição. Fabricantes e distribuidores destes produtos apontam a desaceleração da economia, a desvalorização da moeda brasileira e a falta de confiança dos investidores como os grandes responsáveis pelos modestos números apresentados por este nicho de mercado.

Esses fatores teriam prejudicado o desempenho deste setor, que projetou fechar o ano de 2015 com crescimento médio de apenas 4% na comparação com o ano anterior. Por outro lado, na pesquisa realizada no ano passado, este mesmo segmento imaginou que o crescimento médio das empresas ficasse em torno de 11% para 2014, previsão confirmada neste ano. As empresas declararam ter crescido a uma média de 11% em 2014 com relação ao ano anterior. E, para 2015, pretendem incrementar em 8% seus resultados. Já a previsão de contratação de funcionários e colaboradores é de apenas 3%.

Esta pesquisa foi realizada com a participação de 52 empresas, fabricantes e distribuidores de equipamentos de testes e medição, as quais apontaram a indústria como principal compradora de seus produtos. 87% das pesquisadas indicaram o segmento industrial como principal mercado de atuação. Para a concretização das vendas, o principal meio empregado é através da venda direta ao cliente final (canal apontado por 77% das empresas). Em seguida, aparecem as vendas via distribuidores ou atacadistas.

 

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico