José Starosta
jose-starosta-200

04 out: A escassez hídrica levanta a bandeira. A eficiência energética desidrata

Aqueles que acompanham, vivem e sobrevivem com a gangorra dos níveis dos reservatórios nos últimos 30 anos entendem bem o que está acontecendo. Alguma hora teríamos um ponto fora da curva e aí está, chegamos a ele. Uma situação de redução da afluência fora das projeções causa esse alvoroço nos custos de energia elétrica, em infeliz coincidência, acompanhando o aumento dos combustíveis fósseis como o gás, gasolina e diesel. Quando alguma coisa pode dar errada, dará. A matriz energética brasileira,…

jose-starosta-200

04 out: O sucesso da XIV edição da CBQEE

A XIV edição da CBQEE (Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia), realizada em plataforma virtual nos últimos dias de agosto, trouxe resultados que excederam as expectativas. Organizada pela SBQEE (Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica), em parceria com a UDC (Universidade das Cataratas), o evento contou com a proatividade de todos os envolvidos: a diretoria da SBQEE capitaneada pelo Prof. Benedito Bonatto, congressistas, revisores, coordenadores de sessões técnicas; minicurso com o sempre presente Prof. Jose Rubens; plenárias com a…

jose-starosta-200

18 ago: Conceitos básicos de eletrotécnica aplicada – 9ª parte

Cargas das instalações e linearidade – cargas não lineares e fator de potência (continuação) Grandezas em por unidade (pu) Para a interpretação de informações de assuntos relacionados à qualidade de energia é importante o conhecimento do conceito das grandezas por unidade ou p.u. As normas estabelecem em seus limites, normalmente, valores nessa grandeza relativa a alguma variável na mesma dimensão de medida. Por exemplo, os limites máximos e mínimos de fornecimento da tensão eficaz em ± 10% da tensão nominal…

jose-starosta-200

17 ago: Para 2021 o que realmente importa

Neste início de novembro de 2020 de um dos piores anos da história moderna depois da segunda guerra, temos que ir em frente pois “vida que segue”. Como dizem os gurus do copo “meio-cheio”: “vai passar”. Ao menos a desoneração tributária foi mantida proporcionando um pouco mais de fôlego para algumas empresas do nosso setor. Pontos positivos apontam para as boas atividades de alguns setores como agronegócio e de recuperação como a construção civil e setor de serviços, porém, todos…

Jose Starosta

14 jul: Conceitos básicos de eletrotécnica aplicada – 8ª parte

Uma medição típica de um instrumento que efetua a leitura e registra sinais harmônicos instantâneos é representada na Figura 1. Observe o espectro harmônico, a forma de onda e a tabela com os valores eficazes compostos pelos sinais harmônicos de tensão e corrente. Os instrumentos indicam ainda os valores de distorção total de corrente e tensão THDI, THDV, fator de crista dos sinais de corrente e tensão e outras informações pertinentes. Também são apresentadas as medições das potências ativa, reativa,…

Jose-Starosta-01-01

01 abr: Conceitos básicos de eletrotécnica aplicada – 7ª parte Cargas das instalações e linearidade – cargas não lineares e fator de potência (continuação)

Ordem harmônica Cada um dos sinais senoidais apresentados na edição anterior compõe o sinal “soma” e pode ser representado pela “ordem harmônica”, que é a relação da frequência do sinal pela frequência fundamental. Em um sistema elétrico de corrente alternada, 60 Hz, um sinal (corrente ou tensão) de 300 Hz é considerado como de 5ª harmônica, o de 420 Hz de 7ª harmônica e assim por diante. De forma a facilitar a representação e entendimento destes sinais, a representação mais…

Jose Starosta

01 abr: Votação do marco legal da energia fotovoltaica e a dificuldade para enxergar a luz

Em meados de abril o legislativo iniciou a discussão do projeto de lei 5829/19, o marco legal da geração distribuída solar, que deverá levar ao final a discussão, quase um braço de ferro, entre as distribuidoras e os interessados na Geração Distribuída (GD) solar. Parece um contrassenso não aceitar os benefícios da energia limpa, saudada por todos aqueles que se propõem a substituir as fontes poluidoras não renováveis e que sujam a matriz energética brasileira. Ocorre que no atual estágio…

jose-starosta-200

15 mar: Conceitos básicos de eletrotécnica aplicada – Parte 5

Eletrotécnica aplicada Como visto, as curvas de cargas, na eletrotécnica, apresentam modelos de operação característicos e dependem da conjunção temporal das cargas, essas, por sua vez, podem ser classificadas em “constantes”, “variáveis” ou “muito variáveis”. Este aspecto pode ser complementado pela referência, onde se define que as cargas podem também ser classificadas como transitórias cíclicas e transitórias acíclicas (em função do ciclo se periódico ou aperiódico) e cargas constantes que não apresentam variação significativa. As cargas variáveis, muito variáveis, que…

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico