Lançada certificação de projetos de instalações

Edição 53 – Junho de 2010
Por Weruska Goeking

Abrasip-MG lança programa voluntário de certificação de conformidade dos projetos de instalações elétricas de baixa tensão conforme a ABNT NBR 5410.

No dia 14 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais – Regional de Minas Gerais (Abrasip-MG) – lançou o programa voluntário de certificação de conformidade de projetos de instalações elétricas de baixa tensão. As avaliações seguirão os requisitos técnicos expressos na norma ABNT NBR 5410 e qualquer empresa, ainda que não seja associada à Abrasip-MG, poderá submeter voluntariamente seu projeto elétrico.

As avaliações ficarão por conta da empresa Hilton Moreno Consulting, acreditada pela Abrasip-MG, e os projetos em conformidade receberão um certificado de conformidade, o Selo Abrasip-MG, que poderá ser colocado em local visível no projeto elétrico analisado. O selo será válido apenas para os projetos de instalações elétricas constantes nos relatórios de avaliação, sendo assim, qualquer alteração levará à perda de validade da certificação.

O custo da certificação dependerá do tamanho e complexidade do projeto. Por exemplo, um prédio residencial com 17 mil metros quadrados de área construída, 25 andares, com dois apartamentos de 300 metros quadrados por andar, dois duplex e três subsolos tem um custo de certificação aproximado de R$ 2.500.

Por enquanto, apenas projetos de instalações mineiras poderão ser avaliados, mas, a partir de setembro, a certificação será aberta para todo o País. Os interessados na certificação poderão preencher um formulário de solicitação no site da Abrasip-MG (www.abrasipmg.com.br), no link “Certificação de projetos”. A partir da aprovação do orçamento, o relatório sobre a instalação fica pronto em cerca de 15 dias. Se estiver em conformidade com a norma, o projeto elétrico recebe o selo, e em caso de não conformidade, há a possibilidade de corrigir os pontos que não atendem à ABNT NBR 5410 e submeter o projeto a uma nova avaliação.

 

 

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico