Lista de verificação para a segurança de máquinas

Deve-se sempre dar a mais alta prioridade à segurança em instalações com maquinário de produção. Medidas apropriadas de segurança ajudam a garantir a segurança de seus funcionários, além de ser uma prática empresarial, simplesmente, inteligente. Parar uma máquina, uma fábrica ou mesmo o local de trabalho para tratar de um incidente relacionado a segurança pode ter um alto custo em termos de acidente com perda de tempo, perda de receita e, provavelmente, envolvendo questões de seguro. Incidentes relacionados à segurança também podem se tornar a fonte de outros obstáculos em termos de relatórios, auditorias e questões legais.

Uma das medidas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro começa com a criação de uma cultura que coloca a segurança em primeiro lugar, iniciando o bom exemplo dado por gestores e supervisores. Os gestores podem deixar bem claro que, para eles, segurança é coisa séria. Por exemplo, se o presidente da empresa fizer uma visita ao chão de fábrica, ele ou ela deverá sempre fazer questão de usar óculos de segurança, botas ou quaisquer outros itens exigidos de toda a equipe. Caso o presidente deixe de cumprir esses procedimentos de segurança, ele vai estar demonstrando que o restante do pessoal também poderá contornar as regras.

Em segundo lugar, ter à mão uma lista de verificação de segurança pode ajudar os trabalhadores a se certificar de que o ambiente de trabalho é seguro. Há inúmeros tópicos relacionados à segurança de máquinas que devem ser considerados em qualquer plano de segurança, incluindo:

  • Riscos mecânicos
  • Riscos elétricos
  • Outros riscos
  • Equipamento de proteção
  • Manutenção e reparo
  • Proteções
  • Treinamento

Na sua vasta maioria, as práticas de segurança em todas essas áreas são muito conhecidas. O grande desafio em qualquer chão de fábrica ou local de trabalho é adotar o hábito de verificar tudo antes de iniciar a operação de uma máquina. Geralmente, os operadores acabam colocando em segundo lugar as questões envolvendo a operação de determinada máquina e, com isso, podem se esquecer de dar atenção a erros potenciais ou de que talvez não estejam seguindo as melhores práticas para sua própria segurança.

Lista de verificação para a segurança de máquinas

Apresentamos, a seguir, uma lista de verificação, juntamente com perguntas que podem ser revistas regularmente, cobrindo questões relacionadas tanto a equipamentos de segurança quanto a componentes, tais como chaves limitadoras nas máquinas. Porém, de igual importância, são as práticas e políticas para que os funcionários possam tomar medidas adicionais necessárias, a fim de evitar qualquer risco.

A lista a seguir deverá ser cuidadosamente preenchida. Observe que a resposta certa (indicando uma situação de segurança) nem sempre é ‘sim’ ou ‘não’. Dessa forma, todos são encorajados a dar a devida atenção a como vão analisar as perguntas que seguem.

Além das orientações contidas neste artigo técnico e nos questionários de segurança, encoraje todos (desde a gestão até os funcionários) a adotar práticas de segurança responsáveis nas instalações.

O resultado final
É preciso se esforçar bastante para criar e manter um ambiente de trabalho seguro. Mas, de início, você pode avaliar os riscos existentes em sua empresa. Há quaisquer riscos envolvendo máquinas e equipamentos, que comprometem a segurança e que precisam ser tratados em termos de consertos, melhorias ou novos equipamentos? É necessário disponibilizar outros equipamentos de segurança para os funcionários? Na sequência, elabore uma lista de verificação de proteção de máquinas e programe um treinamento para explicar a razão dessa lista e suas vantagens. Assim que as questões de segurança se tornarem parte de sua rotina diária, à medida que você lidera pelo exemplo, faz uso de listas de verificação para proteção de máquinas e elabora procedimentos e outras práticas saudáveis para os trabalhadores, a segurança passa a fazer parte das atividades normais da empresa – de uma empresa mais segura.

 

*  Por Equipe Omega Engineering

 

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Comentários (1)

Muito bom esse artigo e, igualmente boa essa lista de verificação. Depois de ler isso, entrei em contato com o técnico em segurança do trabalho da empresa para que juntos elaboremos um plano de ação que assegure um bom nível de segurança a todos os trabalhadores.

Os comentário estão encerrados.

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico