O Grupo Ludfor, um dos líderes no mercado livre de energia na Região Sul, anunciou o início das operações da Central Geradora Fotovoltaica (UFV) Inajá e da Central Geradora Fotovoltaica (UFV) Buíque, as primeiras usinas de energia solar da empresa no Nordeste. As instalações têm capacidade para gerar, por ano, 8.976 MWh (Inajá) e 5.039 MWh (Buíque) – as duas combinadas podem atender a um total de 23 mil habitantes, o equivalente à Ilha de Itamaracá de Pernambuco.
A UFV Inajá está localizada no município de Inajá, em Pernambuco, tem potência instalada de 4,32 MWp e gera aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos na região. A produção de energia renovável na usina ajudará na redução de emissão de cerca de 3.285 toneladas de CO2 por ano.
Já a UFV Buíque, no município de Buíque, também em Pernambuco, tem potência instalada de 2,34 MWp e gera cerca de 160 empregos diretos e indiretos no entorno. A produção de energia renovável ajudará na redução de emissão de cerca de 2.100 toneladas de CO2 por ano
Os empreendimentos tiveram um investimento total de R$ 34 milhões e operam sob a modalidade de Geração Distribuída Compartilhada, permitindo a união de diversos consumidores em um consórcio, com a divisão de custos e benefícios da usina. A energia gerada é enviada para os sistemas das distribuidoras locais e utilizada como crédito para abater nas contas de energia dos consumidores participantes deste consórcio.