Os programas Mais Luz para a Amazônia e Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia (MME), atingiram um marco histórico durante o mês de agosto ao conferir acesso à energia elétrica para 17 milhões de pessoas, residentes em regiões remotas da Amazônia Legal e em áreas rurais do País.
Com foco em dar continuidade ao processo de universalização do acesso à energia elétrica no Brasil, em junho deste ano, por meio do Decreto nº 11.111/2022, o Governo Federal prorrogou os programas Luz para Todos para o final de 2026 e Mais Luz para a Amazônia para 2030. A medida vai garantir, assim, o fomento ao desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas naquela região.
No âmbito do Luz Para Todos, de janeiro até agosto deste ano, foram realizadas 45.404 ligações, o que representa 181 mil pessoas beneficiadas com o acesso à energia elétrica no meio rural brasileiro. A meta, até o final do ano, é atender a 92 mil famílias, o que representa cerca de 320 mil cidadãos brasileiros que poderão usufruir dos benefícios gerados com a chegada da energia elétrica.