Material elétrico de instalação cresce 31% no primeiro trimestre

Edição 53 – Junho de 2010
Por Weruska Goeking

Pesquisa da Abinee mostra que o setor de material elétrico de instalação foi um dos maiores responsáveis pelo crescimento de todo o segmento eletroeletrônico.

Os programas governamentais para minimizar os efeitos da crise econômica tiveram resultados positivos sobre diversas áreas do setor eletroeletrônico, como o segmento de material elétrico de instalação, que obteve uma das maiores taxas de crescimento entre as áreas pesquisadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) no primeiro trimestre de 2010, com 31% de alta no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. O valor ficou atrás apenas da área de componentes elétricos e eletrônicos, que teve crescimento de 34%.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de insumos para construção civil foram os maiores responsáveis pelo crescimento. As áreas de equipamentos industriais e de automação industrial também tiveram alta em seus faturamentos neste primeiro trimestre com 3% e 17%, respectivamente, em relação a 2009.

No total, o faturamento da indústria eletroeletrônica no primeiro trimestre deste ano cresceu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado e superou em 3% o faturamento dos primeiros meses de 2008. A boa fase do mercado também pode ser justificada pelo crescimento de 13% das importações.

Em contrapartida, o setor de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GTD) teve retração no faturamento de 8% entre janeiro e março deste ano. O motivo foi a redução de encomendas de equipamentos de GTD durante o ano passado, quando a crise ainda causava danos à economia brasileira.

Variação % do faturamento por área por trimestre – Reais correntes

Áreas

1ºT/2010 X 1ºT/2009

Automação industrial

3%

Componentes

34%

Equipamentos industriais

17%

GTD

-8%

Informática

14%

Material de instalação

31%

Telecomunicações

0%

Utilidades domésticas

42%

Total

17%

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico