As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram em novembro deste ano o segundo melhor mês da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 4.995 unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391). O total de vendas de janeiro a novembro de 2022 chegou a 43.658 unidades, 25% acima dos 34.990 de todo o ano passado.
Com isso, o mercado de eletrificados deverá fechar o ano muito próximo do recorde de 50 mil emplacamentos. Na comparação com o mesmo período de 2021 (30.445 veículos), as vendas de eletrificados de janeiro a novembro de 2022 tiveram aumento expressivo de 43,4%. Em contraste, no mesmo período (de janeiro a novembro de 2022), as vendas totais de automóveis e comerciais leves no mercado doméstico caíram 1,43%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os números merecem comemoração e, ao mesmo tempo, pedem cautela, uma vez que ainda estamos distantes dos principais mercados em eletrificação. “Temos muito a caminhar para criar no Brasil um ambiente realmente favorável às energias limpas no transporte. Precisamos, urgentemente, de um Plano Nacional em prol da mobilidade elétrica”, destacou.
Imagem: Reprodução/Pixabay