Mercury Renew implantará parque solar de 270MWp

A Mercury Renew, empresa especializada em geração de energia renovável, assinou contrato com a RIMA Industrial, líder na produção de Silício Metálico e Ferro Ligas no Brasil, para fornecer energia a partir do parque de geração solar São João Paracatu. O empreendimento, localizado no município de Paracatu, Minas Gerais, terá capacidade instalada de 270 MWp. A Usina tem previsão de início de operação comercial em janeiro de 2024 e vai gerar, durante as obras, cerca de 600 empregos diretos na região.

O projeto São João Paracatu reforça a presença da Mercury Renew no Sudeste do país, região com grande concentração de empresas que buscam alternativas renováveis de geração energética. Esse é um dos importantes diferenciais da energia solar em relação à eólica, cujo potencial de exploração se encontra predominantemente no Nordeste brasileiro.

“A parceria com a RIMA reforça o compromisso da Mercury Renew com seus três pilares de atuação: combate ao aquecimento global, promoção do desenvolvimento sustentável e liderança pela inovação”, afirma Pedro Fiuza, cofundador e CEO da Mercury Renew.

Veja mais notícias sobre o setor solar aqui.

 

DIVERSIFICAÇÃO NA GERAÇÃO DE ENERGIA

 

Cada vez mais, a RIMA busca diversificar a geração de energia elétrica – seu maior insumo -, aumentando sua capacidade por meio de fontes renováveis. Com o compromisso na redução das emissões de gases de efeito estufa, a RIMA dedica muitos de seus esforços em reduzir sua pegada de carbono. Em 2007, obteve a aprovação da Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima do seu primeiro projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, tendo sido a primeira indústria metalúrgica brasileira a obter tal aprovação.

“O investimento no parque solar São João Paracatu como autoprodutor de energia elétrica reforça o compromisso que assumimos para reduzir, continuamente, o custo de nosso principal insumo e, ao mesmo tempo, contribui para a mitigação das emissões de gases do efeito estufa”, explica Alexandre Amaral, diretor da RIMA.

O empreendimento a ser implantado é fruto de uma parceria com a Solatio Energia, maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina e empresa com a qual a Mercury Renew possui um contrato de exclusividade. “O pioneirismo da Solatio garantiu as melhores conexões no país, como é o caso do projeto São João Paracatu”, diz Pedro Vaquer, diretor da Solatio. Todos os projetos desenvolvidos pela Solatio no Brasil serão incorporados ao portfolio da Mercury Renew.

Já a intermediação entre a Mercury Renew e a RIMA ficou a cargo da CMU Energia. De acordo com o diretor da companhia, Walter Fróes, o projeto possibilitou à CMU demonstrar mais uma vez seu propósito. “Desde a criação, nosso o objetivo é maximizar o resultado dos nossos clientes por meio de soluções inteligentes, sustentáveis e seguras. Este contrato concretiza isso”.

 

Sobre a Mercury Renew

 

A Mercury Renew é uma empresa especializada em geração de energia renovável, que tem como princípio contribuir para o crescimento sustentável da matriz elétrica brasileira. Para isso, oferece projetos de energia solar com baixa emissão de poluentes e impacto social positivo, promovendo desenvolvimento do país e transformando a operação de companhias dos mais variados setores. A Mercury Renew nasceu de uma parceria entre a Perfin, que investe no setor desde 2007 e tem mais de R$ 20 bilhões sob gestão, sendo mais de R$ 4 bilhões em ativos de energia e a Servtec Energia, empresa brasileira que atua há mais de 20 anos no setor elétrico, investindo, implantando e operando usinas que somam mais de 1.100 MW de potência.

Acesse o site da Mercury Renew clicando aqui.

Atualizado em 1 de setembro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico