Está aberta, até o dia 10 de março, a Chamada de Ideias sobre eficiência energética nas áreas de educação, edificação e indústrias, do Ministério de Energia (MME), cuja pasta recebe os projetos e ações voltados a aprimorar a elaboração do 5º Plano de Aplicação de Recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
A iniciativa busca dar transparência e maior participação da sociedade. O intuito é que agentes da área de eficiência energética e do público em geral apresentem suas contribuições para o uso eficiente da energia elétrica, reduzir emissões de gases de efeito estufa, mitigar impactos ambientais e contribuir para um mundo mais sustentável.
Os projetos apresentados e que serão desenvolvidos no âmbito do Procel podem ter variadas vertentes como educação, edificações e indústrias. Serão analisados pelo Grupo Coordenador de Conservação de Energia Elétrica (GCCE), do MME, que terá autonomia para deliberar sobre o aproveitamento ou não das propostas recebidas. O formulário para participação está disponível na página da Chamada de Ideias.
Os resultados serão divulgados no mês de março, por meio de um webinar onde as propostas encaminhadas serão debatidas.