Parceria entre o BNDES e a Finep impulsiona o desenvolvimento de minerais como lítio, níquel e grafite, essenciais para a descarbonização e a transformação energética
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, destacou o anúncio do investimento de R$ 5 bilhões voltado ao desenvolvimento de negócios que promovam a transformação de minerais estratégicos para a transição energética e a descarbonização da economia brasileira.
A parceria, firmada entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançada nesta terça-feira (7/01), está alinhada à crescente demanda global por minerais como lítio, terras raras, níquel, grafite e silício. Esses materiais são fundamentais para a fabricação de baterias, células fotovoltaicas, ímãs permanentes e outros componentes indispensáveis às tecnologias sustentáveis.
“Sabemos que não existe transição energética sem a mineração, e o Brasil, com sua vasta riqueza em minerais estratégicos como lítio, nióbio, cobre e grafita, está no centro desse processo. É essencial que parcerias entre mineradores, desenvolvedores de tecnologia e produtores de componentes permitam que a mineração brasileira avance de forma segura, sustentável e socialmente responsável, compromissos prioritários do governo do presidente Lula. No atual cenário global de descarbonização e transição energética, temos uma grande oportunidade de atrair investimentos para o setor mineral brasileiro, reafirmando nossa posição como potência global e contribuindo para a construção de um mundo mais verde e sustentável”, destacou o ministro.
A chamada pública irá contemplar o financiamento de projetos em diferentes estágios, desde plantas industriais em larga escala até pesquisas e estudos para novas capacidades industriais. A iniciativa busca alavancar investimentos entre cinco e dez vezes o montante inicialmente disponibilizado, mobilizando recursos para todas as etapas, desde pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias até a implantação de plantas de demonstração e em escala industrial.
Acesse o edital da chamada aqui.
Com informações obtidas por MME.