O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, na segunda quinzena de maio, o lançamento do estudo “Digitalização e eficiência energética no setor de edificações no Brasil”. Desenvolvido pelo MME em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o documento oferece uma base para a formulação de políticas públicas que visam o aumento da eficiência energética no setor de edificação por meio da transformação digital.
Durante o lançamento, o diretor do departamento de desenvolvimento energético do MME, Carlos Alexandre Pires, destacou a importância da pesquisa. “O estudo culminou em duas publicações que identificam e sistematizam soluções e aplicações digitais para o setor de edificações, incluindo também a habitação de interesse social. Foram analisados diferentes cenários de digitalização para cada fase da edificação, destacando seu potencial na redução de consumo e emissões do setor”, salientou.
Contexto
Um dos consultores do projeto, George Soares, da Growing Energy Consultoria, ressaltou que o segmento das edificações é um dos principais consumidores de energia, representando cerca de 40% do consumo energético final na Europa e 15% no Brasil — com respeito à matriz de consumo de energia elétrica, participa com 51% no Brasil. “O outro fator é que a gente percebe a grande transformação digital que a nossa sociedade vem sofrendo a cada dia. A indústria da Construção Civil também está sendo impactada por essa transformação, daí a necessidade de estudar como a digitalização impacta a eficiência energética em edificações”, afirmou Soares.
No site do MME (www.gov.br/mme), é possível ter acesso à íntegra do relatório “Digitalização e Eficiência Energética no Setor de Edificações no Brasil”.
Imagem: Reprodução/MME