Com o uso de algoritmos inteligentes, equipes ganham mais agilidade para reparos em casos de desligamentos
A Neoenergia acaba de concluir a implantação do projeto AGR (sigla em inglês para Recomposição Automática da Rede) na área de concessão da Neoenergia Cosern, onde cerca de 1,6 clientes são atendidos no Rio Grande do Norte. O sistema conta com o uso de algoritmos inteligentes que funcionam como controladores virtuais que se utilizam de informações da rede em tempo real para identificar trechos com necessidade de reparo, garantindo mais agilidade e eficiência no restabelecimento do fornecimento de energia.
Outra vantagem da recomposição automática é isolar os trechos danificados e religar o restante da rede para reestabelecer o serviço no menor tempo possível. O projeto está atualmente em fase de expansão, e atenderá também os clientes da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
O AGR faz parte do Programa SISCON, iniciativa da Processos e Tecnologia de Redes (P&T) da Neoenergia, que contempla a implementação de novos sistemas de operação, a modernização da infraestrutura de informação e a padronização dos processos de operação em cerca de mil municípios atendidos pelas distribuidoras incluídas na iniciativa.
“Temos uma estratégia robusta de investimentos em digitalização, buscando eficiência e aumento da qualidade do fornecimento para melhorar a experiência dos nossos clientes. A implantação de novos sistemas de gerenciamento da distribuição é sempre um grande desafio. Com o projeto AGR, asseguramos mais robustez, tecnologia e segurança aos nossos processos e, consequentemente, a melhoria da prestação do serviço”, explica Carlos Eduardo Ferreira Soares, Superintendente de Desenvolvimento e Aplicação da Neoenergia.