Novidades dos Certificados de Energia Renovável

Fico feliz de constatar que tenho usado este espaço mensal para falar das novidades dos Certificados de Energia Renovável com cada vez mais frequência. Desta vez, a notícia é que já são mais de 100 usinas de energia eólica certificadas no Brasil. E comemorar este número é muito importante, considerando todo o trabalho que tem sido feito para alavancar os certificados.

Lançado no Brasil há seis anos, o Programa de Certificação de Energia Renovável tem registrado números de crescimento consistentes nos últimos anos. O Programa de Certificação de Energia Renovável “REC Brazil” é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) e da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás), e visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.

O programa foi elaborado em 2011 por um grupo técnico designado pela Abragel e pela ABEEólica, envolvendo diversos especialistas com experiência das áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação, que foram responsáveis pela definição dos conceitos envolvidos para empreendimentos sustentáveis.

Dentro do programa, o Instituto Totum certifica geradores de energia renovável dentro dos critérios do I-REC e geradores de energia renovável com critérios adicionais de sustentabilidade com a chancela adicional RECBrazil. O Instituto Totum é responsável também pela emissão dos RECs (Certificados de Energia Renovável).

O ano de 2020 trouxe boas notícias sobre os Certificados de Energia Renovável: o mercado de Certificados está crescendo, o Brasil está se destacando no mercado global e o futuro e as perspectivas de futuro são as melhores possíveis.

O número de usinas brasileiras com Certificados de Energia Renovável é cada vez maior. No final de 2019, eram 104 usinas registradas e finalizamos 2020 com 148 usinas. Isso faz com que o Brasil ocupe hoje a liderança na plataforma I-REC, o International REC Standard (I-REC), sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável.

Também podemos avaliar o ano olhando para os números de emissões de certificado renovável. Em 2018, emitimos pouco mais de 300 mil certificados. Em 2019, esse número foi de 2,5 milhões, sendo que aproximadamente três em cada quatro certificados emitidos foram de fonte eólica. Em 2020, foram emitidos mais de 4 milhões de certificados. Se considerarmos só os números de eólicas, já foram usados por consumidores mais de 6 milhões de RECs de eólicas. Só nos últimos 12 meses foram mais de 3,5 milhões. E os números seguem crescendo. Estimamos que neste ano sejam comercializados mais de 6 milhões RECs de eólicas.

O crescimento do interesse pela certificação e compra dos RECs sinaliza que as empresas estão preferindo consumir energia renovável e, ao mesmo tempo, mostra o compromisso com a mudança de comportamento energético. São inúmeras as notícias de empresas se comprometendo com o consumo apenas de fontes renováveis. Google, Apple, Facebook, Amazon, todas as big techs, por exemplo, têm seus planos para isso.

Em resumo, a mensagem que gostaria de deixar para as empresas é que este é um tema importante e que merece a atenção de todos os empresários conscientes de seu papel de promover a sustentabilidade. Eu escrevi isso neste espaço há algum tempo e repito: nós estamos investindo nesse Programa porque acreditamos em seu enorme potencial e em seus benefícios para a sociedade. Nossos bons ventos estão nos dando mais uma coisa da qual poderemos nos orgulhar e que vai significar uma contribuição para um futuro mais sustentável.01

Atualizado em 20 de julho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico