Foi publicada em 27/12/2024 uma nova edição da Norma ABNT NBR IEC 60079-29-2 – Atmosferas explosivas – Parte 29-2: Detectores de gases – Seleção, instalação, utilização e manutenção de detectores para gases inflamáveis e oxigênio.
Os equipamentos “Ex” para a detecção de gases inflamáveis devem ser utilizados sempre que existir a possibilidade de risco à vida ou à propriedade, causado pelo acúmulo de mistura de ar com gases inflamáveis. Estes detectores “Ex” de gases inflamáveis devem proporcionar formas de reduzir o risco por meio da detecção da presença de gases inflamáveis e da emissão de alarmes sonoros, vibratórios ou visuais adequados, tanto locais como remotos. Estes detectores “Ex” de gases inflamáveis podem também ser utilizados para iniciar medidas preventivas, por exemplo, desligamentos automáticos (trip) de equipamentos de processo da planta, evacuação e procedimentos de operação de extinção de incêndio.
Estes equipamentos podem ser utilizados para monitorar uma atmosfera de gás abaixo do Limite Inferior de Inflamabilidade (LII), quando o acúmulo de gás pode resultar em uma concentração da mistura gás/ar em níveis potencialmente explosivos.
Os requisitos de desempenho para os equipamentos de detecção de gás com estes objetivos são estabelecidos nas Normas Técnicas Brasileiras adotadas ABNT NBR IEC 60079-29-1 e ABNT NBR IEC 60079-29-4. Orientações sobre a segurança funcional de sistemas fixos para a detecção de gás são especificadas na ABNT NBR IEC 60079-29-3.
Entretanto, o desempenho por si só não assegura que a utilização destes equipamentos possa salvaguardar adequadamente a vida ou a propriedade onde gases inflamáveis possam estar presentes. O nível de segurança obtido depende, em grande parte, da correta seleção, instalação, calibração e manutenção periódica destes equipamentos “Ex”, em associação com o conhecimento das limitações da técnica de detecção aplicada. Este nível não pode ser alcançado sem um adequado gerenciamento de informações.
Esta Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-29-2 foi elaborada especificamente para abranger todas as funções necessárias, da seleção de equipamentos até a manutenção de rotina, para assegurar uma detecção de gás confiável.
Os profissionais participantes das Comissões de Estudo CE 003.031.003 do Subcomitê SCB 003.001 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) acompanharam todo o processo e etapas de elaboração, comentários, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional IEC 60079-29-2, publicada pelo Comitê Técnico TC-31 (Equipment for explosive atmospheres) da IEC (International Electrotechnical Commission). Aquela Comissão de Estudo da ABNT executou todos os trabalhos de elaboração desta Norma Brasileira adotada ABNT IEC NBR IEC 60079-29-2, tendo como base os requisitos da DIRETIVA 3 da ABNT: Adoção de documentos técnicos internacionais.
Mais informações sobre requisitos para seleção, instalação e manutenção de detectores “Ex, apresentados na Norma ABNT NBR IEC 60079-29-2, estão disponíveis no Catálogo da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:
Sobre o autor:
Roberval Bulgarelli é engenheiro eletricista e consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.