Nunziante Graziano
Nunziante

04 out: O “Negawatt” e a ameaça de racionamento

Prezado leitor, o tema que gostaria de discutir hoje é a nova ameaça de racionamento de energia, anunciada pelo Governo no início do mês de setembro. “O Governo Brasileiro anunciou que o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país estava abaixo do esperado e que, por isso, não haveria oferta de energia suficiente para atender à demanda, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste”. Parece notícia velha, e é mesmo. Essa declaração acima é de 2001, vinte anos atrás….

Nunziante

01 jun: Sensores, indústria 4.0 e a segurança do trabalhador

Prezado leitor, o tema que gostaria de discutir hoje é o futuro do trabalhador de sistemas elétricos do século XXI, recheados de “indústria 4.0”. A discussão começa com o fato de que o trabalhador, notadamente o eletricista de operação e manutenção industrial, quando do seu ofício, sempre está exposto a algum tipo de risco de origem elétrica e tudo aquilo que pode ser feito como medida de engenharia para eliminar ou mitigar estes riscos, vale a pena o custo. Ocorre…

Nunziante

01 abr: O setor elétrico e a pandemia

Prezado leitor, o tema que gostaria de discutir hoje é como a pandemia da Covid-19 tem influenciado o setor elétrico no tocante à disponibilidade de materiais e novas tecnologias. A evolução por longo período da pandemia tem influenciado significativamente a disponibilidade e regularidade no suprimento da cadeia produtiva do setor elétrico, seja por insumos como cobre, alumínio e aço, bem como por materiais elétricos propriamente ditos, como disjuntores, seccionadores, fusíveis etc. Como todos sabemos, estamos em uma aldeia global e…

Nunziante

15 mar: Padrões de construção e instalação de equipamentos

Prezado leitor, a construção e instalação / comercialização de conjuntos de manobra e comando em baixa e alta tensão, até 52 kV, são regidas por muitas leis e regras, interconectadas de forma complexa e que dificultam muito a sua interpretação e implementação por completo pelos agentes deste mercado, sejam fabricantes, especificadores, projetistas, usuários finais, concessionárias, distribuidoras, fiscais tributários, poder judiciário etc. Não pretendo aqui oferecer marco regulatório do setor, mas sim, exemplificar o tamanho do desconforto. Inicialmente, qualquer dos produtos…

Nunziante

15 mar: Comando e controle a distância

Prezado leitor, o tema que gostaria de discutir hoje é comando e controle a distância. Antigamente, na saudosa época da eletromecânica, utilizava-se um mar de contatores auxiliares e cabos para se idealizar as lógicas de comando e controle, adicionando-se uma infindável quantidade de chaves seletoras “local-remoto” para se montar um sistema de comando e controle que atendesse aos princípios de funcionamento exigidos nas instalações. Naquele tempo, preocupar-se com a segurança cibernética do sistema de comando e controle era coisa dos…

Nunziante

15 jan: Os inúmeros padrões de construção e instalação de equipamentos

Prezado leitor, a construção, a fabricação e a comercialização de conjuntos de manobra e comando em baixa e alta tensão, até 52 kV, são regidas por muitas leis e regras, interconectadas de forma complexa e que dificultam muito a sua interpretação e implementação por completo pelos agentes deste mercado, sejam fabricantes, especificadores, projetistas, usuários finais, concessionárias, distribuidoras, fiscais tributários, poder judiciário etc. Não pretendo aqui oferecer marco regulatório do setor, mas sim, exemplificar o tamanho do desconforto. Inicialmente, qualquer dos…

06 out: Intertravamentos – Parte 2: Sistemas ou componentes com SF6

Prezado leitor, em continuidade à discussão da nossa última publicação, abordaremos, nesta coluna, sistemas, conjuntos ou partes de conjuntos isolados com gás. A pergunta que sempre se apresenta para estes sistemas é: se a pressão do gás dentro do cubículo, chave ou disjuntor cair abaixo do limite, existe ou deve existir intertravamento que impeça seu funcionamento? Vamos à norma!! A norma IEC 62271-1 (referida na IEC 62271-200) define três tipos de sistemas de vedação para conjuntos preenchidos com gás, identificados…

06 ago: Intertravamentos

Prezado leitor, gostaria de abordar  um tema bastante interessante, muito  conhecido de todos, além de ser de grande importância e funcionalidade. Pela própria etimologia da palavra, trata-se do conjunto de passos ou laços que devem existir para garantir a segurança de um equipamento, pessoa ou processo. Observando-se a definição acima, os campos de aplicação são vastos e numerosos, razão pela qual o assunto ganha importância. São divididos em três grandes grupos: elétricos, mecânicos e intertravamentos por procedimentos operacionais. Do ponto…

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico