Orientações sobre segurança funcional de sistemas fixos de detecção de gases em atmosferas explosivas – ABNT NBR IEC 60079-29-3

Foi publicada pela ABNT em 31/10/2019, a nova Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-29-3 – Atmosferas explosivas – Parte 29-3: Detectores de gás — Orientações sobre segurança funcional de sistemas fixos de detecção de gases.

Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira sobre atmosferas explosivas, apresenta orientações para o projeto e a implantação de sistemas fixos de detecção de gás, incluindo equipamentos de detecção de gás associados ou periféricos, para a detecção de gases pu vapores inflamáveis e oxigênio, quando utilizados em uma aplicação relacionada à segurança, de acordo com as Normas das Séries IEC 61508 (Functional safety of electrical/electronic/programmable electronic safety-related systems) e IEC 61511 (Functional safety – Safety instrumented systems for the process industry sector). Esta Norma também é aplicável à detecção de gases tóxicos e à integridade da função de segurança.

Esta Norma especifica considerações relacionadas com a segurança para sistemas fixos de detecção de gases, incluindo equipamentos associados ou periféricos, em termos de estrutura e filosofia das Normas da Série IEC 61508 e introduz requisitos particulares requeridos por sistemas fixos de detecção de gases em atmosferas explosivas.

Esta Norma abrange os requisitos mínimos e níveis de desempenho de sistemas fixos de detecção de gás, os quais são baseados na utilização de sistemas elétricos, eletrônicos ou de eletrônica programável (ES / PES – Electrical/Electronic System / Programmable Electronic System), para toda aplicação, quando o objetivo declarado envolver a redução de risco ou se o sistema de detecção de gás for utilizado como um sistema adicional de segurança.

Esta Parte da ABNT NBR IEC 60079-29 é para ser utilizada em conjunto com as seguintes normas:

  • ABNT NBR IEC 60079-0, Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamentos – Requisitos gerais
  • ABNT NBR IEC 60079-29-1, Atmosferas explosivas – Parte 29-1: Detectores de gás – Requisitos de desempenho de detectores de gases inflamáveis
  • ABNT NBR IEC 60079-29-2, Atmosferas explosivas – Parte 29-2: Detectores de gases – Seleção, instalação, utilização e manutenção de detectores para gases inflamáveis e oxigênio
  • ABNT NBR IEC 60079-29-4, Atmosferas explosivas – Parte 29-4: Detectores de gás – Requisitos de desempenho de detectores de caminho aberto para gases inflamáveis

A Comissão de Estudo CE 003:031.003 do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI), responsável pela elaboração e adoção desta Norma Técnica Brasileira, acompanhou, em nome do Brazil National Committee of the IEC todo o processo de elaboração, comentários, atualização, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional IEC 60079-29-3.

Esta Comissão de Estudo contou com a participação de profissionais envolvidos com equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, representantes das seguintes empresas: MSA, SEW, NCC CERTIFICAÇÕES DO BRASIL, PETROBRAS, UL DO BRASIL e WEG, além de Consultores independentes.

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI) são idênticas, em termos de conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, de acordo com requisitos especificados na ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.

Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.

Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação de risco, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.

Mais informações sobre a Norma Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-29-3 estão disponíveis no catálogo da ABNT:

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=431575

Atualizado em 28 de julho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico