Parabéns O Setor Elétrico!

Edição 100 – Maio de 2014
Por Juliana Iwashita

Nesta edição comemorativa gostaria de parabenizar à equipe da Atitude Editorial pelo belíssimo trabalho que vem realizando para todo o setor elétrico. Sempre obstinada em produzir informações técnicas de relevância para o segmento, a revista inovou em fornecer conteúdos colecionáveis com os Fascículos e informações técnicas atualizadas sob o olhar de especialistas de diversas áreas da engenharia elétrica por meio das colunas especializadas.

Tive a oportunidade de participar das duas seções, com o Fascículo Luminotécnica Aplicada, de janeiro a dezembro de 2008, e com a coluna Iluminação eficiente, desde janeiro de 2011. Foram até agora 52 edições escrevendo para o público desta revista. Público este essencialmente formado por engenheiros, o que para mim, que tenho formação em arquitetura, é um motivo ainda mais gratificante pelo reconhecimento dos leitores.

A iluminação é um tema que permite que engenheiros e arquitetos conversem com a mesma linguagem técnica e se complementem profissionalmente. Exige sensibilidade e, ao mesmo tempo, técnica, fazendo com que pessoas de diversos perfis tenham interesse pelo tema.

Não posso negar que escrever para O Setor Elétrico, às vezes, é bastante difícil! A correria do dia a dia é muito intensa e não tenho uma programação definida do que escrever em cada mês. Escrever para esta coluna da revista, porém, tornou-se para mim uma oportunidade de estar sempre sintonizada com o que está acontecendo no setor, pois sempre busco me atualizar para poder escrever as matérias. Assim,
obrigo-me a estar atualizada com as informações da área de iluminação, que sempre estão em constante evolução com as novas tecnologias, tendências e revisões normativas.

Escrever é uma atividade muitas vezes solitária, pois não temos um feedback dos leitores, não conhecemos quem nos lê e o que acharam do que leram. Não temos a percepção de quantas pessoas estão tendo acesso ao que escrevemos e se estamos agregando informações relevantes para elas. Por muito tempo tive essa percepção.

Embora soubesse que a revista tem uma tiragem de mais de 10 mil exemplares por mês e que muitas vezes cada revista circula para mais de uma pessoa na mesma empresa, não tinha a percepção do que isso representava.

Quando a Atitude inovou em publicar as matérias da revista no site e teve um alcance maior, ainda permanecemos solitários, sem feedback. Mas uma ocasião me marcou bastante em 2011, quando fiz uma das primeiras palestras do CINASE, em Fortaleza. Nessa ocasião o evento juntou um público de mais de 500 pessoas e lembro-me de que, no final da apresentação, um grupo de estudantes veio com a revista em mãos pedindo autógrafos. Naquela ocasião tive a percepção de como a informação que geramos pode influenciar positivamente as pessoas.

Recentemente, fiquei muito lisonjeada quando reencontrei uma pessoa a quem tenho muita consideração, um grande mestre e inspirador até os dias de hoje, que me disse que lia todos os textos dessa coluna, recortava e os colecionava. Leitores, vocês fazem com que valha a pena o trabalho dessa coluna. Espero que este espaço seja realmente útil e coloco-me à disposição para contatos pessoais caso necessitem.

Parabéns Atitude Editorial pelo excelente trabalho que vem realizando com a revista O Setor Elétrico e todos os produtos que vêm possibilitando um crescimento técnico do setor. Agradeço a confiança e a oportunidade de participar desse time por todos esses anos.

 

 

Atualizado em 29 de julho de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico