De olho no futuro, empresa intensifica esforços para se manter na vanguarda do setor de proteção contra descargas atmosféricas
Enquanto nos despedimos de mais um ano, nos preparamos para a chegada de um verão que promete desafiar recordes de temperaturas – criando um ambiente propício a tempestades e raios. Nesse jogo de forças da natureza, a Paratec, uma referência nacional em sistemas de para-raios e acessórios, assume o papel de protagonista, aspirando ser uma verdadeira guardiã diante dos perigos desencadeados por descargas atmosféricas. Mas como lidar com tamanha responsabilidade?
O diretor da companhia, Ricardo Clarassot, revela que a resposta está ancorada em três propriedades essenciais que toda empresa do setor busca alcançar: qualidade, segurança e durabilidade. “Esses são requisitos primordiais para os produtos que compõem um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e, consequentemente, são também a base do trabalho que lutamos para manter no dia a dia para que o resultado final seja sempre a alta segurança, pois com a natureza não se brinca”, enfatiza o executivo.
Tal afirmação parece ser mais pertinente do que nunca. Tomemos o exemplo de Goiás: mesmo com o clima desértico, o estado testemunhou um aumento de 163,1% no número de raios que atingiram o solo em 2023. Em apenas 10 meses, conforme levantamento da Equatorial Energia, Goiás registrou quase 10 milhões de descargas elétricas atmosféricas – uma média de nove raios por segundo ou 550 a cada minuto. No ano anterior, o número de fenômenos naturais ficou em 3,8 milhões.
Diante de desafios cada vez mais complexos como esse, a Paratec intensifica seus esforços para se manter na vanguarda do setor de proteção contra descargas atmosféricas. Ricardo Clarassot atribui o sucesso da empresa à sua missão centrada no crescimento que acompanha mudanças e evoluções, valorizando o atendimento ao cliente como verdadeiras parcerias. “Procuramos levar soluções para os problemas e necessidades dentro do setor, com padrão de qualidade e transparência junto aos clientes. Como trabalhamos com materiais que compõem sistemas que oferecem segurança, trazemos produtos com a melhor qualidade, como indicado na NBR 5419, garantindo a eficácia e durabilidade, e sempre atentos a novas mudanças e necessidades de novos produtos.”
À espera do amanhã
Olhando para o futuro, a Paratec mantém suas perspectivas de crescimento constante e busca contínua por soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado, conforme destaca Clarassot. “Seguimos acompanhando as mudanças e as evoluções, tudo baseado no preceito do aprendizado, organização e tecnologia”.
Com quase 25 anos de história, a atuação da Paratec abrange todo o território nacional, contando com representantes parceiros na maioria dos estados. Além disso, a companhia exporta seus produtos para países como Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai, consolidando sua presença também no mercado internacional.