Pesquisa – Fios, Cabos e acessórios

Fabricantes e distribuidores de fios, cabos e acessórios preveem leve melhoria do setor para este ano de 2017, mas construção civil desaquecida e desaceleração econômica podem comprometer os resultados.

 

Edição 133 – Fevereiro de 2017

 

A indústria elétrica e eletrônica tem apresentado melhora em alguns indicadores do setor, no entanto, não se verifica reversão completa dos resultados. A atividade do setor permanece retraída. Esta é a conclusão da mais recente avaliação setorial realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), divulgada no fim do ano passado.

Segundo o levantamento, entre os indicadores que apontaram resultados mais favoráveis na comparação com sondagens anteriores feitas pela própria associação, estão: redução de empresas que apontaram queda nas vendas/encomendas comparadas com igual período do ano anterior; menor percentual de empresas que tiveram negócios abaixo das expectativas; ajustes de estoques de produtos acabados; maior número de empresas que aumentaram as exportações.

Por outro lado, as indicações sobre desemprego continuam elevadas, como já vem sendo constatado desde 2014. A boa notícia é que, para 2017, as expectativas são mais favoráveis, com 70% das empresas pesquisadas projetando crescimento, 20% estabilidade e 10% queda.

Um dos mercados mais importantes do setor elétrico é o de fios e cabos, alvo da pesquisa desta edição realizada pela revista O Setor Elétrico. Os números apurados vão ao encontro do que foi apresentado pela sondagem feita pela Abinee.

A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira, realizada com fabricantes e distribuidores de fios e cabos elétricos; a segunda, com empresas de acessórios para fios e cabos.

Confira a pesquisa na integra:

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico