Proteção de pisos inferiores

Edição 93 – Outubro de 2013
Artigo – Casos e causos
Por Normando Alves*

Novidade em 2013, “Casos e causos” nasceu com o propósito de trazer relatos de especialistas do setor que tiveram que encontrar rápidas soluções para perplexidades encontradas em grandes instalações. Leia nesta seção dilemas e problemas não raramente descobertos por aí e as saídas para cada caso.

Estava eu ministrando mais um curso sobre Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) quando, ao final do curso, um dos alunos se aproximou e me pediu uma explicação sobre a instalação de um SPDA específico (Figura 1), pois as informações que eu tinha fornecido no treinamento não batiam com a instalação referida.

Analisei e falei: “Eu também gostaria de saber qual a motivação que levou alguém a cometer tamanha atrocidade! Seria possível alguém com o mínimo de conhecimento sobre o assunto executar a instalação de um para-raios para proteger o piso inferior de um prédio? O que a ignorância pode levar uma pessoa a fazer?”

No meio da minha indignação, lembrei que alguns anos atrás um cliente me ligou para dizer que gostaria de colocar um para-raios para proteger apenas o seu apartamento no prédio em que morava, como se isso fosse possível.

Se nesse caso (Figuras 1 e 2), ao menos, a loja fosse uma revenda de materiais elétricos, poderíamos suspeitar de que a empresa estaria usando uma estratégia de marketing para chamar a atenção, mas, na verdade, é uma mercearia/padaria, então tamanha barbaridade não encontra justificativa.

Só resta rir para não chorar.


*Normando Alves é engenheiro eletricista e diretor de engenharia da Termotécnica Para-raios.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico