Fábrica italiana que fabrica o P-Laser obteve certificação Carbon Footprint
A Prysmian Group – líder mundial na fabricação de sistemas e produtos para energia e telecomunicações, acaba de relançar o cabo P-Laser – o primeiro produto voltado para redes elétricas, projetos de energia renovável, e sistemas de HVDC subterrâneos e submarinos – 100% reciclável.
O P-Laser foi originalmente lançado em 2011 e foi um produto pioneiro tanto na tecnologia, quanto no uso de materiais sustentáveis. O cabo é fabricado com base em um material termoplástico patenteado, o HPTE (Elastômero Termoplástico de Alto Desempenho), que garante que o cabo seja totalmente reciclável.
Além dos materiais utilizados no P-Laser, seu processo de fabricação também é inovador: mais simplificado e de baixo impacto ambiental, é produzido em uma linha de produção contínua, sem a necessidade de uso de produtos químicos necessários para a obtenção de propriedades elétricas mais estáveis para sistemas MV e HVDC. Essa inovação na produção reduz o tempo de produção, o consumo de energia e as emissões de gases em até 40%.
Sustentabilidade
O relançamento do P-Laser no mercado global –com um visual totalmente renovado – é um marco para mais uma celebração: a fábrica de Pignataro Maggiore, na Itália, onde o P-Laser é fabricado, obteve a certificação Carbon Footprint da SGS, uma das maiores certificadoras do mundo.
A questão da sustentabilidade e da acreditação das plantas da Prysmian também faz parte da estratégia da empresa na América Latina. Recentemente, a planta na Argentina se tornou a primeira da região da América Latina a obter a certificação da SGS de acordo com a ISO 14067:2018.