Quadros e painéis elétricos

Edição 123 – Abril de 2016

 

Tal qual as empresas de outros mercados do setor elétrico brasileiro, também os fabricantes e montadores de painéis estão apreensivos com o momento econômico que o país atravessa.

 

O mercado de quadros e painéis elétricos é mais um que vem sentindo fortemente os efeitos da crise econômica e política, à qual o Brasil está exposto desde 2015 e que atingiu níveis críticos neste ano. Nesta edição da pesquisa realizada pela revista O Setor Elétrico, com diversos fabricantes e montadores de quadros e painéis, fica claro o tamanho do problema. As empresas preveem um crescimento do mercado de somente 3% em 2016. Para se ter uma ideia da queda, em levantamento realizado no ano passado, a estimativa de crescimento do mercado para 2015 das companhias entrevistadas era de 8%.

O pessimismo também reflete na resposta que diz respeito aos fatores que devem influenciar o mercado em 2016. Assim como na pesquisa do ano passado, a maioria dos participantes citou a desaceleração da economia brasileira como item de maior impacto negativo. No levantamento, 26% das empresas declarou isto. O segundo item mais votado, por 18%, foi a falta de confiança dos investidores, seguido pelos fatores “setor da construção civil desaquecido” e “desvalorização da moeda nacional”, mencionados por 16% e 12% dos entrevistados, respectivamente. Como se pode notar, o desânimo e a preocupação marcam o tom dos principais itens destacados pelos participantes.

A pesquisa traz ainda informações relevantes a respeito da participação dos tipos de quadros e painéis elétricos no faturamento das empresas. Enquanto o segmento aguarda ansiosamente a publicação da versão brasileira das novas normas da família IEC 61439, cuja previsão era para 2016 e que irá tornar obsoletos os conceitos de painéis totalmente testados (TTA) e painéis parcialmente testados, o levantamento deste ano mostra que a maior parte do faturamento dos fabricantes e montadores entrevistados advém da comercialização de equipamentos convencionais, ou seja, que não são TTA e nem PTTA. Vale lembrar que os conceitos citados ainda estão valendo normalmente segundo as normas brasileiras.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico