Quadros, painéis e montadores

Edição 99 – Abril de 2014

Novas normas para quadros e painéis

A ABNT pretende publicar ainda neste ano duas normas baseadas na série IEC 61439, de 2011, que se referem à montagem de quadros e painéis. Elas serão mais modernas e abrangerão situações não contempladas em normas anteriores.

Uma das principais notícias que prometem agitar o mercado de quadros e painéis elétricos no Brasil neste ano refere-se ao ambiente normativo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pretende publicar ainda em 2014 duas normas baseadas na série IEC 61439, de 2011. Trata-se da ABNT NBR IEC 61439 – 1, que traz as cláusulas comuns, ou melhor, as regras gerais para o segmento, e a ABNT NBR IEC 61439 – 2, que é especifica para montagem de conjuntos de manobra e controle.

A série de normas internacionais IEC 61439 traz ainda mais quatro segmentos: a parte 3, que fala sobre conjuntos de manobra e controle previstos para serem operados por pessoas não qualificadas; a parte 4, que fornece requisitos particulares para canteiros de obras; a parte 5, voltada para montagens destinadas à distribuição de energia em redes públicas; e a parte 6, para barramentos blindados. Há também a parte zero, que se trata de um guia de especificação dos conjuntos de manobra e controle de baixa tensão. Esta parte, aliás, deverá ser publicada pela ABNT na sequência da parte 1 e 2.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico