Quando o perfeito atrasa, o feito avança…

Durante muito tempo, caí na armadilha de achar que tudo precisava estar impecável antes de sair do papel. Até perceber que essa busca pelo perfeccionismo muitas vezes vinha acompanhada de um freio disfarçado. Foi aí que três conceitos mudaram minha forma de agir: o Princípio de Pareto, o ciclo PDCA e uma frase de Mário Sérgio Cortella. 

O Princípio de Pareto foi um dos aprendizados mais valiosos da minha especialização em gerenciamento de projetos. Para quem não conhece, ele mostra que 80% dos resultados vêm de apenas 20% das causas. Aplicar esse princípio me ajudou a focar no que realmente faz a diferença e, principalmente, a aceitar que nem tudo precisa estar sob controle o tempo todo.

O segundo conceito que me libertou foi o ciclo PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir), que reforçou essa ideia. Em vez de esperar o momento perfeito para agir, entendi que o segredo está no movimento: começar, testar, ajustar e melhorar. E, para fechar, para mim, a frase a seguir do Cortella virou quase um mantra: “Faça o teu melhor nas condições que você tem, enquanto não tem condições para fazer melhor ainda”.

Interessante notar que esses três conceitos servem não só para a vida, mas também para a manutenção de redes elétricas. O temor dos gestores de operação e manutenção de redes de intervir sem contar com um planejamento no estado da arte faz com que muitas instalações operem contando com a sorte. Ao longo da minha experiência, com mais de 20 anos atuando no setor, percebi que essa espera pelo planejamento perfeito da manutenção, muitas vezes, era um convite ao risco.

Fazendo um paralelo com o Princípio de Pareto, poderíamos dizer que 80% da confiabilidade das redes derivam de 20% dos esforços de manutenção. Logo, o foco deve estar onde realmente importa: nos circuitos mais críticos para a operação. Isso significa que, em vez de aguardar uma revisão completa da instalação, atuar sobre esses pontos estratégicos já reduz consideravelmente o risco de falhas. Ao adotar essa mentalidade, gestores podem priorizar ações que tragam o maior impacto com o menor esforço, garantindo uma rede mais confiável.

Com o ciclo PDCA, é possível realizar uma gestão mais dinâmica das redes. Ou seja, planejar as manutenções e intervenções com base em dados reais, executar ações preventivas e corretivas, checar os resultados por meio de indicadores de desempenho e agir para aprimorar continuamente os processos. Muitas vezes, vejo empresas que adiam a manutenção esperando um orçamento maior ou um período de baixa demanda. No entanto, ao implementar o PDCA de forma consistente, é possível manter um ciclo de melhorias contínuas, garantindo que pequenas ações preventivas evitem grandes problemas futuros.

E, para reforçar essa visão, a máxima “faça o teu melhor nas condições que você tem, enquanto não tem condições para fazer melhor ainda” se torna indispensável. Em instalações elétricas, o cenário raramente é perfeito. Desafios constantes muitas vezes impõem barreiras para a implementação de soluções definitivas. Mas isso não significa que não há espaço para evolução. Em outras palavras, a confiabilidade dessas redes avança com o que já pode ser feito agora: pequenas intervenções regulares, fazem toda a diferença na longevidade da infraestrutura elétrica.

No final das contas, enquanto se espera pelo momento “certo”, a deterioração dos cabos avança, os riscos aumentam e as soluções se tornam mais onerosas. E você, gestor, já deu o primeiro passo para fortalecer a sua rede ou ainda está esperando as condições ideais?


Sobre o autor:

Daniel Bento, PMP®, é Eng. Eletricista e atua com redes isoladas de MT. Coordenou o Comitê de Estudos B1 do CIGRE, sendo coautor das Brochuras Técnicas 773 e 924. Foi responsável técnico da rede de distribuição subterrânea de SP. Atualmente, é CEO da BAUR do Brasil.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo