Quando usar caixas de embutir na instalação elétrica

Além de tornar a instalação elétrica mais segura, as caixas de embutir possuem apelo estético, já que não deixam os circuitos aparentes

 

Existem produtos feitos para proporcionar proteção ao imóvel e mais segurança às instalações elétricas. A caixa de embutir está entre eles. Quando utilizada de forma correta em casas e comércios, protegem os usuários contra acidentes ou danos materiais.

A Tramontina explica que as caixas de embutir devem ser utilizadas para acomodar interruptores, tomadas e conexão de fiação na parede ou no teto. Além do apelo estético, elas protegem os mecanismos e os circuitos de distribuição da instalação elétrica, sem deixá-los aparentes.

Para atender diferentes tipos de necessidades, as caixas de embutir estão disponíveis em vários formatos – quadrado, retangular, octogonal, para drywall e também na opção empilhável (reduz o espaço de armazenamento) –, com saídas de 1/2″, 3/4″ e 1″ na mesma caixa. Os modelos da Tramontina são feitos de termoplástico de alta resistência mecânica e atendem às características dimensionais previstas na norma NBR 5431 (referente às dimensões das caixas e invólucros para acessórios elétricos com tensão nominal não superior a 1 000 V c.a. e 1 500 V c.c.).

Antes de instalar as caixas de embutir, a Tramontina recomenda a consulta de um profissional habilitado para a configuração correta da instalação elétrica, bem como para a execução do serviço.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico