Radix desenvolve projeto de inteligência artificial para CEMIG

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Clientes contarão com tecnologias que facilitam a interação na comunicação com a empresa

A Radix está desenvolvendo um projeto para uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG).  O objetivo do projeto “P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes” é aplicar as tecnologias Omnichannel, Chatbot, Inteligência Artificial e Big Data para elevar as interações entre a Cemig e seus clientes e, assim, melhorar a comunicação entre eles.

  • Proatividade, autonomia e integração dos canais de comunicação compõem nosso principal campo de interesse. Estamos desenvolvendo uma plataforma inovadora que integra desde o front-end das aplicações utilizadas pelos clientes até o back-end dos sistemas que armazenam as informações necessárias para executar as tarefas requisitadas – explica o gerente responsável pelo projeto, Adonis Carvalho.

O projeto consiste em um framework interligado a um chatbot. Aplicações de inteligência artificial decodificam mensagens enviadas pelos clientes (ou iniciam proativamente uma interação motivada por eventos específicos) e criam uma resposta personalizada com base no perfil e no histórico de relacionamento do usuário.

  • A solução terá uma interface para entrada de dados e, em seguida, com base no que foi inserido e no próprio perfil do usuário, vai direcionar a interação para a pessoa ou sistema que dará o melhor tratamento ao assunto – comenta Adonis.

O principal benefício gerado pelo projeto é, de fato, propiciar uma nova experiência de relacionamento entre a Cemig e seus clientes, a partir de interações personalizadas, ágeis e assertivas. Mas a Cemig sai ganhando também na padronização do atendimento ao cliente através da integração de todos os canais de comunicação. Além disso, a automatização de tarefas, que seriam realizadas por um grande número de atendentes, terá um efeito direto na redução de despesas.

O projeto “P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes” enquadra-se no programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Cemig, sob chancela da ANEEL. Ao todo, ele tem duração de dois anos.

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico