Resposta da edição 53

 

Parabéns ao leitor Iale Bontempo Teixeira, que analisou a foto publicada e identificou corretamente a não conformidade da instalação ilustrada, conforme orienta a norma de instalações elétricas de baixa tensão ABNT NBR 5410.

O ganhador receberá um kit de ferramentas e uma inscrição gratuita em um curso a distância na área de instalações elétricas. Os leitores Ademar Mello, Alexandre Casagrande Martinez, Fernando Costa Piveta, Fernando Barbarini, Igor Capelo, Janaina Rogério dos Santos, José Nunes dos Santos Junior e Ricardo Nogueira também responderam corretamente e todos ganharão uma inscrição gratuita em um dos cusos on-line da Hilton Moreno Consulting. Parabéns!

Confira a resposta correta:

A tomada deveria ter, no mínimo, grau de proteção IP55 (Ver tabelas: 4, 5 e 32 da ABNT NBR 5410). Deveria ser provida em uma proteção mecânica adicional na travessia da esquadria, conforme 6.2.9.4.2 da ABNT NBR 5410. O trecho ausente da tampa da canaleta mostra que ela não estava preparada para suportar danos resultantes de influências externas, uma não conformidade com 6.2.11.4.2 da mesma norma. Observando o trecho sem a tampa da canaleta, percebe-se apenas dois condutores, mostrando a falta do condutor de proteção, contrariado o item 5.1.2.2.3.6 da ABNT NBR 5410. Conforme o item 6.1.5.3.1, o condutor deveria apresentar identificação de suas funções ou apresentar cor azul clara em sua isolação. A não conformidade é observada pela falta da identificação ou pela existência de dois condutores com isolação azul.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico