Roberval Bulgarelli
roberval-bulgarelli-200

04 out: Ethernet intrinsecamente segura a dois fios (2-WISE) – ABNT IEC TS 60079-47

Foi publicada pela ABNT em 29/07/2021 o documento ABNT IEC TS 60079-47 – Atmosferas explosivas – Parte 47: Proteção de equipamentos pelo conceito de Ethernet intrinsecamente segura a dois fios. Este documento IEC TS 60079-47, publicado na forma inicial de uma Especificação Técnica (Technical Specification), inédito na normalização brasileira sobre atmosferas explosivas, especifica os requisitos para a fabricação, marcação, documentação e instalação de equipamentos e sistemas com a utilização do conceito 2-WISE (2-Wire Intrinsically Safe Ethernet concept), tendo como base…

roberval-bulgarelli-200

19 ago: Certificação inédita no Brasil: primeira empresa brasileira certificada para serviços de inspeção “Ex”

Foi certificada em 10/06/2021 a primeira empresa brasileira de serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”, de acordo com os requisitos da norma técnica brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”. Esta certificação nacional, inédita na história brasileira sobre o tema “segurança dos equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas” foi conquistada pela empresa de serviços “Ex” Ideal Work Consultoria e Projetos…

Roberval-Bulgarelli2

01 jun: A normalização dos desvios “Ex”: quando o errado parece certo – Parte 3/3

Como evitar a normalização dos desvios “Ex”? Investir em equipamentos “Ex” que possuam tecnologias e características construtivas com requisitos mais simples de montagem, inspeção, manutenção e reparos A complexidade de requisitos de montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos “Ex” é reconhecidamente um fator agravante de risco que pode levar a uma “normalização de desvios Ex”. Um exemplo deste tipo de situação é aquele que ocorre em equipamentos do tipo “à prova de explosão” que necessita de dezenas de parafusos…

Roberval Bulgarelli

01 abr: A normalização dos desvios “Ex”: Quando o errado parece certo Parte 2/3

Como evitar a normalização dos desvios “Ex”? São apresentadas a seguir algumas ações que contribuem para evitar a ocorrência ou a continuidade da “normalização dos desvios Ex” e que devem ser seguidas para a elevação do nível de segurança dos equipamentos e instalações em áreas classificadas. Abordagem da segurança das instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas sob o ponto de vista do “ciclo total de vida” das instalações “Ex” Existe a necessidade de focar a segurança em áreas classificadas…

Roberval-Bulgarelli2

05 fev: Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 03/03

Os profissionais envolvidos com a necessidade de certificação “Ex” incluem, entre outros, aqueles que atuam nas áreas de segurança industrial, operação, processo, eletricidade, instrumentação, automação, telecomunicações, mecânica, suprimento, fabricação de equipamentos “Ex”, laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”, organismos de certificação de produtos, organismos de certificação de pessoas, entidades de acreditação, organismos reguladores e provedores de treinamentos “Ex”. Com relação à evolução dos sistemas de certificação “Ex” no Brasil, com foco no ciclo total de vida das instalações  “Ex” adotado…

06 out: Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 02/03

O Brasil possui desde 1991 um regulamento nacional, publicado pelo Inmetro, sobre a compulsoriedade de certificação de equipamentos elétricos para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas, com base na série de normas ABNT NBR IEC 60079. Desde 2018, a Norma Regulamentadora NR 37 (Segurança e saúde em plataformas de petróleo), publicada pela Secretaria do Trabalho, requer a avaliação dos equipamentos mecânicos instalados em áreas classificadas com base na norma ISO 80079-36 – Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas –…

06 ago: Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 01/03

Em 04/08/2020 foi registrada no Porto de Beirute, no Líbano, uma grande explosão, resultante da ignição de cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, material explosivo utilizado como fertilizante agrícola. As causas da explosão estão sendo investigadas, tendo sido identificado por imagens de vídeo que um incêndio foi iniciado antes da explosão, em um dos armazéns próximos. Estas imagens de vídeo mostram duas explosões, uma inicial, de menor intensidade, seguida de outra, de grandes proporções, que destruiu uma grande…

06 ago: Características de substâncias para classificação de gases e vapores inflamáveis – Publicação da nova Norma ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-01

Foi publicada pela ABNT em 17/07/2020, a nova norma técnica brasileira adotada ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 – Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores – Métodos de ensaios e dados. Esta parte da série ABNT NBR ISO/ IEC 80079 apresenta orientações sobre a classificação de gases e vapores. Esta parte da Série ABNT NBR ISO/IEC 80079 descreve um método de ensaio destinado à medição do interstício máximo experimental seguro (Maximum Experimental Safe Gap…

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico