A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a Huawei renovaram parceria para mais um ano de Road Show Solar. Nessa ação educacional, uma unidade móvel adaptada para oferecer cursos de capacitação sobre energia solar e sistemas fotovoltaicos vai circular por dezenas de cidades, em estados das cinco regiões do País. A iniciativa traz junto Raisen, HDT Energy, Inox-Par, Solar do Brasil, CorSolar, Mott Foundation e DigitalAir.
A carreta-escola abriga uma sala de aula, espaço para workshops e um conjunto de cozinha e lavanderia abastecido por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, tendo painéis de energia solar como fonte. Esse espaço da unidade móvel será utilizado para demonstrar a viabilidade prática, no dia a dia, dos sistemas fotovoltaicos.
Na primeira edição do projeto, entre maio de 2021 e abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 estados e no Distrito Federal, informando e capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque ao Chuí –, cerca de 1.200 horas de aula e 2.934 kg de alimentos doados pelos alunos e entregues para Fundos Municipais de Solidariedade e instituições assistenciais.
Este mês de junho marca o início do segundo ano do projeto. O Road Show ABGD Huawei Solar volta para a estrada e deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por mais de 40 cidades em 20 estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas. Os interessados em assistir às aulas precisam se inscrever no hotsite do evento, abrigado na página da ABGD – www.abgd.com.br – na qual constam os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola. As inscrições são gratuitas, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Este ciclo do projeto traz novidades quanto ao conteúdo dos cursos. Além do módulo de noções básicas de energia solar, instalação e normas técnicas, há um novo módulo dedicado aos instaladores que já atuam no mercado de sistemas fotovoltaicos. O projeto tem duas componentes fundamentais para a ABGD: promover e defender questões de segurança nas instalações fotovoltaicas junto à sociedade e aos órgãos públicos.
Os objetivos do Road Show são três: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos; e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.
Ações como essa são importantes para promover o crescimento estruturado do setor de geração distribuída. Disseminar informação de qualidade sobre os benefícios da geração própria de energia e sobre os cuidados para investir e atuar no setor é uma das missões institucionais da ABGD que, realizada a contento, proporcionará ganhos indiscutíveis para o meio ambiente e para a sociedade.
Autor:
Por Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)