Ronaldo Koloszuk
ronaldo-koloszuk-200

04 out: Por que a energia solar precisa ser acelerada diante da crise hídrica?

Recentemente, o Operador Nacional do Sistema (ONS) emitiu novo alerta sobre a grave escassez de água nos reservatórios de hidrelétricas brasileiras. Segundo a entidade, responsável pela operação da matriz elétrica do Brasil, a falta de chuvas poderá levar o País ao seu limite já em novembro, prejudicando a geração de energia elétrica. Esta situação crítica reforça ainda mais o papel estratégico da energia solar como parte da solução para diversificar e fortalecer o suprimento de eletricidade, fundamental para a retomada…

ronaldo-koloszuk-200

18 ago: Engenharia a favor da fonte solar fotovoltaica

No final de 2020, em sua primeira manifestação sobre o assunto, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), cumprindo seu principal objetivo, de zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do Brasil, aprovou em plenário uma nota técnica de apoio às atuais regras da microgeração e minigeração distribuída, estabelecidas pela Resolução Normativa Aneel nº 482/2012 (REN 482/2012). Recentemente, em maio de 2021, esse que é o maior conselho de profissionais do País e que representa mais de…

ronaldo-koloszuk-200

01 abr: Energia solar: gargalos e vantagens de uma tendência irreversível

Todos sabemos que o Sol é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta Terra. Tanto é que a humanidade, ao longo de sua história, sempre fez uso do astro rei, direta ou indiretamente, como sua principal e mais preciosa fonte de energia. Por volta de 400 anos antes de Cristo, os gregos já construíam suas casas com o propósito de aproveitar ao máximo a luz solar, técnica hoje muito difundida na arquitetura. Durante o Império Romano, foram criadas…

ronaldo-koloszuk-200

15 mar: O arcabouço legal da geração distribuída

O mercado de geração distribuída (GD) se desenvolveu de forma acelerada nos últimos anos, na esteira da regulamentação vigente, a Resolução Normativa da Aneel nº 482/2012, em especial, a partir da sua revisão, em 2015, por meio da Resolução Normativa Aneel nº 682/2015. Desde o final de 2018, quando se iniciaram os debates sobre a programada revisão da REN 482 pela Aneel, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) desenvolveu uma série de análises técnicas e econômicas aprofundadas para…

ronaldo-koloszuk-200

15 jan: Agro com energia solar é mais tech e pop

Seguindo a tendência mundial de geração distribuída renovável de eletricidade, o agronegócio nacional avança rápido na geração solar fotovoltaica no Brasil. O conceito de “prossumidor”, ou seja, produzir a própria energia, ganha força no meio rural. Ele traz o potencial de eliminar intermediários entre a geração e o consumo de energia elétrica, um dos principais insumos na atividade produtiva rural, resultando em economia para recuperar o capital investido, além de ajudar na estabilização da rede, reduzindo a necessidade de investimentos….

ronaldo-koloszuk-200

15 dez: A energia solar nas cidades do futuro

A pandemia do Covid-19 mostrou à sociedade a importância das novas tecnologias de comunicação e do trabalho remoto, executados à distância, nas próprias residências das pessoas. A energia elétrica é, por sua vez, um insumo fundamental para que os sistemas de informática e internet operem com qualidade, continuidade e segurança, permitindo que os cidadãos possam trabalhar adequadamente durante o confinamento. Por esse motivo, várias tendências tecnológicas que já vinham despontando e começavam a ganhar velocidade na construção das cidades do…

ronaldo-koloszuk-200

15 out: Armazenamento: o ‘canivete suíço’ do setor elétrico

Ao redor do mundo, o setor elétrico está passando por profundas transformações. A ampliação da participação de fontes renováveis variáveis, novos conceitos de comercialização de energia elétrica, o positivo avanço da geração distribuída – todas estas tecnologias estão alterando e quebrando os antigos paradigmas deste mercado. O armazenamento de energia elétrica complementa o portfólio destas tecnologias transformadoras. Muitos especialistas afirmam que esta é a tecnologia que faltava para catalisar o novo paradigma do setor elétrico, baseado em geração e gestão…

08 out: O papel da energia solar no chamado “ESG”

*por Rodrigo Sauaia, Ronaldo Koloszuk e Márcio Takata   Muito se engana quem acha que ESG (Environmental, Social and Governance) é mais um modismo de mercado com data de validade, ou algo de pouco impacto. Os olhos atentos e cada vez mais exigentes de consumidores, empreendedores, investidores e mercados em relação aos cuidados com o meio ambiente, com os aspectos sociais e com o aperfeiçoamento da governança empresarial vêm provocando profundas transformações na forma de ser fazer negócios ao redor…

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico