A Siemens investiu R$ 4 milhões nos últimos quatro anos para desenvolver o Digital Experience Center (DEX), uma espécie de show room tecnológico que exibe algumas das suas mais avançadas inovações, de forma aplicada. Com foco em automação industrial 4.0, o espaço localizado na sede da empresa, em São Paulo (SP), destaca algumas de suas novas tecnologias, entre elas o Siemens Xcelerator, os Gêmeos Digitais, o Metaverso Industrial, o 5G e a Agricultura Indoor, divididas em ilhas de conhecimento.
Em visita ao espaço, a equipe da Revista OSE conheceu algumas dessas soluções na prática, demonstradas em mini plantas e em projetos construídos em parceria com clientes. Combinando os mundos real e digital, o DEX traz a visão do Siemens Xcelerator, materializando soluções que aceleram a digitalização como, por exemplo, a conectividade com o 5G privativo (a companhia foi a primeira a conseguir a licença), o metaverso industrial, inteligência artificial generativa, design inteligente de produtos e processos produtivos por meio dos gêmeos digitais, entre outros.
O DEX permite que clientes, parceiros e colaboradores conheçam de perto o funcionamento das tecnologias implantadas e façam testes e simulações em diferentes situações e cenários, atuando também em diversos tipos de indústrias e segmentos. Para se ter uma ideia, o espaço conta com uma mini fábrica de bebidas em operação real, utilizando as soluções automatizadas da companhia.
“O mundo está experienciando uma grande transformação e a resposta para os principais desafios do nosso tempo está na aceleração da digitalização. Dentro do DEX, é possível ter essa visão completa e customizável, empregando as soluções Siemens”, afirmou o responsável pela área de digitalização da companhia, Rafael Alves.
“Temos muito interesse no Brasil, principalmente com a neoindustrialização, conceito que une sustentabilidade. O país tem a vantagem de já contar com uma matriz elétrica renovável, portanto, muito sustentável, com uma transformação digital competitiva. Na Siemens, hoje, nosso foco é combinar o mundo real com o mundo digital para transformar o dia a dia das pessoas, tornando o mundo melhor, com mais eficiência e competitividade”, conclui o presidente da Siemens, Pablo Roberto Fava.
Conheça as instalações: