Maior fabricante brasileiro de condutores elétricos de baixa tensão participa de mais uma edição da FEICON com boas expectativas de negócios
Em cinco décadas de trabalho intenso, a Sil Fios e Cabos Elétricos construiu uma trajetória sólida em seu segmento por meio do portfólio completo e de alta qualidade, que conquistou a confiança do público do Brasil e do exterior. Esse legado de prestígio será destaque durante a sua participação na 29ª edição da Feira Internacional da Construção Civil – FEICON 2025, maior evento do setor na América Latina, que ocorre entre os dias 8 e 11 de abril no São Paulo Expo, na capital paulista.
A fim de suprir as demandas dos consumidores, a Sil fabrica condutores elétricos 100% cobre, além de utilizar os melhores compostos de isolação e cobertura disponíveis no mercado. A empresa, que possui um moderno centro industrial com área de mais de 30 mil m², em Guarulhos (SP), conta em seu portfólio com as famílias FlexSil, AtoxSil, Silnax e Silflex, além de Cordões Paralelo e Torcido, Cabo Solda e de Controle. Além disso, também marca presença nos cabos de rede com a família Sil LAN.
“A Feicon é sempre um momento singular para a equipe da Sil, em que estreitamos o contato com o mercado levando em consideração que a feira, altamente reconhecida, reúne clientes, parceiros e profissionais do setor de todo país. Também temos a oportunidade de mostrar toda a força de nossos produtos, que seguem os mais elevados padrões e têm total credibilidade do público, tendo premiações de renome nacional”, afirma Pedro Morelli, Gerente Comercial e de Marketing.
Linha Eco
Entre os destaques, a empresa ressalta o Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V. Desenvolvido com composto isolante de última geração, essa novidade usa polietileno verde e marca um avanço significativo na busca por soluções ecologicamente responsáveis na indústria de produtos elétricos. O produto é o resultado de pesquisas e desenvolvimento focados em oferecer não apenas um produto de qualidade superior, mas também um impacto ambiental reduzido. O polietileno verde, obtido a partir de fontes renováveis, é uma alternativa sustentável aos materiais convencionais, sem comprometer a segurança.
O AtoxSil Eco 750 V possui uma isolação de composto termoplástico não halogenado (LSHF/A), com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos em caso de incêndio. Mas a principal diferença desse composto é o biopolietileno produzido a partir da cana de açúcar, ou seja, trata-se um produto vegetal, popularmente chamado de plástico verde, que usa fonte renovável para sua fabricação. Ele também é 100 % reciclável após o descarte, perfeito para originar outras aplicações.
Cabo AtoxSil Solar
Alinhada com o avanço da energia solar fotovoltaica, os cabos para a ligação de placas solares utilizam compostos de isolação e cobertura termofixos não-halogenado, sendo que o composto da cobertura possui, adicionalmente, proteção contra os raios UV. Os itens são fabricados com cobre estanhado, que reduz a oxidação do metal. O cabo solar da Sil, chamado de Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C., suporta trabalhar até 120°C por até 20 mil horas.
“O cabo fotovoltaico é produzido para suportar os raios solares, além de ser resistente ao contato com a água da chuva e àquela utilizada na limpeza das placas solares. O objetivo é assegurar uma vida útil de 25 anos mesmo em locais agressivos”, explica Nelson Volyk, Gerente de Engenharia de Produto da Sil.
Parede Técnica
Após o sucesso do Teste de Sobrecarga nas edições anteriores da Feicon, a Sil apresenta um novo destaque: a Parede Técnica. A ação simula uma instalação elétrica real, comparando o consumo de energia entre um cabo Sil e um genérico amplamente disponível no mercado e atrativo pelo preço mais baixo. Para tanto, serão montados dois circuitos, um com condutores Sil e outro com modelos genéricos, ambos equipados com medidores inteligentes de energia, para uma comparação que deixará evidente que cabos elétricos não são todos iguais.
O espaço também abordará a obrigatoriedade do uso de condutores de cobre puro, conforme as normas técnicas, e apresentará os principais tipos de condutores previstos para instalações elétricas. Para complementar, a Parede Técnica trará orientações sobre infraestrutura adequada e dispositivos para garantir a segurança das instalações e a proteção das pessoas.