SNPTEE: produção e transmissão de energia elétrica

O Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica é um dos mais importantes eventos do setor elétrico brasileiro e reúne, a cada dois anos, relevantes agentes da área de energia elétrica, incluindo fornecedores, geradores, transmissores, distribuidores, mídia, além de profissionais, cientistas, acadêmicos e especialistas. Nesse encontro, é discutido o estado da arte de diversos segmentos de estudo da energia elétrica em sessões técnicas específicas.

A 20ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XX SNPTEE) foi realizada no período de 22 a 25 de novembro de 2009, no Recife, coordenada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e promovida pelo Cigré-Brasil.

O evento reuniu os maiores especialistas divididos em 15 grupos de trabalho: geração hidráulica; produção térmica e fontes não convencionais; linhas de transmissão; análise e técnicas de sistemas de potência; proteção, medição, controle e automação em sistemas de potência; comercialização, economia e regulação de energia elétrica; planejamento de sistemas elétricos; subestações e equipamentos de alta tensão; operação de sistemas elétricos; desempenho de sistemas elétricos; impactos ambientais; aspectos técnicos e gerenciais de manutenção em instalações elétricas; transformadores, reatores, materiais e tecnologias emergentes; eficiência energética e gestão da tecnologia, da inovação e da educação; e sistemas de informação e telecomunicação para sistemas elétricos.

O evento foi aberto no domingo, dia 22 de novembro, com discursos do presidente do Cigré-Brasil, José Henrique Machado Fernandes; do secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Josias Matos de Araújo; do presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes; do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, do Secretário de Energia de Pernambuco, João Bosco de Almeida, além do presidente da Chesf, Dilton da Conti.

A abertura contou, ainda, com a apresentação do espetáculo de música e dança “Pernambuco para Você”, do maestro Spok, que mostrou a diversidade cultural do Estado: maracatu, forró, caboclinho, frevo, entre outros ritmos. O happy hour do dia seguinte foi realizada no Instituto Ricardo Brennand, que ficou aberto para que os participantes conhecessem o acervo do museu. A festa de encerramento teve como atração musical Geraldinho Lins.

Na cerimônia oficial de encerramento, realizada na tarde da quarta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco, o coordenador do XX SNPTEE, Antônio Varejão, ressaltou a importância do apoio de toda a diretoria da Chesf para que o evento fosse promovido com sucesso. Ele destacou o alto nível técnico do seminário, o empenho dos chesfianos envolvidos na organização e agradeceu a presença de todos os participantes.

No aspecto técnico, o XX SNPTEE teve como destaque a apresentação de 476 informes técnicos que foram selecionados pela Comissão Técnica a partir de 1.800 resumos que foram submetidos a análise. As discussões técnicas enriqueceram o evento quando se debateu, essencialmente, novas tecnologias, métodos e práticas desenvolvidas nas empresas.

Também se ressalta, no XX SNPTEE, as exposições paralelas, que contou com 65 expositores, entre os quais se destacaram os patrocinadores e as empresas do Grupo Eletrobras (Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Furnas, Eletrosul, AGTEE, Itaipu), BMG, AREVA, COPEL, Andritz Hydro. O XX EXPOSNPTEE caracterizou-se como um ambiente de alto nível, em que as discussões se estendiam após as sessões técnicas.

Além destas, o seminário contou com cinco sessões técnicas especiais, nas quais se desenvolveu importantes debates em temas específicos, destacando-se assuntos associados a telecomunicações, geração hidráulica, geração térmica e desempenho de sistemas.

 

 

Uma das inúmeras sessões técnicas realizadas durante o XX SNPTEE, em Recife (PE).

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico