Projeto-piloto da Moby prevê a instalação de pontos de recargas em rodovias localizadas em dois pontos estratégicos na região Centro-Oeste e no Sudeste
A rede de franquias de energia solar Solarprime, em parceria com a BelEnergy, distribuidora e importadora de equipamentos fotovoltaicos, lança neste segundo semestre de 2024 a Moby, nova empresa especializada em soluções integradas de carregadores para veículos elétricos, que incluem a instalação de uma rede de eletropostos.
Com a proposta de expandir o oferecimento de pontos de recargas, o projeto-piloto da nova empresa inclui inicialmente a instalação de eletropostos em duas eletrovias: uma entre o Distrito Federal e Goiânia-GO e outra entre as cidades de Campinas-SP e o litoral paulista. Porém, o projeto inclui outras regiões que estão sendo estudadas que já contam com um número expressivo de frotas de elétricos.
A nova empresa inicia suas atividades com o objetivo de atender o mercado de veículos elétricos que segue aquecido no Brasil. No primeiro semestre de 2024, foram emplacados 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no país.
O número de eletropostos também tem acompanhado a tendência de crescimento do setor. Segundo estimativa da Tupi Mobilidade, empresa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, em julho havia 8.800 eletropostos, públicos e semipúblicos disponíveis no Brasil. O CEO da Solarprime Mário Campo Grande explica que o objetivo será utilizar a capilaridade da rede de franquias, que conta com unidades de todo o país, para promover a expansão dos pontos de recargas e o incentivo ao uso de veículos elétricos no Brasil. “ A projeção é instalar e conectar 200 carregadores até dezembro de 2024. Isso inclui soluções integradas para o carregamento dos veículos com o uso de aplicativos para gerenciamento da recarga inteligente e eficaz”, explica.
A princípio, a Moby vai disponibilizar para venda dois modelos de carregadores: semirápidos AC de 22kW e rápido DC de 60kW, ambos com conectores tipoi II, que são compatíveis com a maioria dos veículos eletrificados do mercado no país e com tecnologia OCPP 1,6J, que é um protocolo padrão e aberto de comunicação entre um carregador de veículo elétrico e as plataformas de gerenciamento, que garante uma recarga segura e eficiente. “Com essa tecnologia será possível monitorar em tempo real o estado da estação, além realizar intervenções remotamente. Ou seja, com o protocolo, vamos integrar nossos carregadores ao nosso app e dashboard, além de obtermos a interoperabilidade com carregadores de outros Operadores de Ponto de Recarga e integrar nossas estações em outros apps”, aponta o CEO da Solarprime.
Em uma primeira fase de operação, Campo Grande anuncia que serão despendidos mais de R$ 2 milhões em investimentos para importação dos carregadores.
Gestão inteligente das recargas
Uma das metas da Moby será buscar a expansão em várias regiões do país, traçando novas rotas com eletropostos, promovendo segurança com tecnologia para os motoristas se deslocarem. A empresa vai operar no mercado em duas vertentes: como um CPO (Charge Point Operator), que é o mesmo que um agente responsável pela infraestrutura física dos pontos de carregamento e um eMSP (Electric Mobility Service Provider), que são os agentes essenciais no ecossistema da mobilidade elétrica, complementando a infraestrutura fornecida pelos CPOs.
Atualmente, quem possui um veículo elétrico precisa ter vários aplicativos instalados de cada rede de recarga que ele for utilizar. Com a solução Moby Recarga, será possível ter uma ferramenta que fará a integração entre os carregadores e aplicativos de gestão e pagamentos distintos, com a possibilidade de ter o controle de pagamentos das estações, com preços de quanto será cobrado por kWh, a gestão da energia utilizada em tempo real e se a entrega está de acordo com as necessidades do cliente.
No aplicativo Moby Recargas, desenvolvido em parceria com a VoltBras, os motoristas terão acesso a todos os eletropostos da rede, visualizando as estações que estarão disponíveis, em uso ou em conexão. O pagamento também será feito pelo aplicativo, por meio de cartão de crédito ou saldo em carteira, com a possibilidade de liberação de voucher de gratuidade ou descontos em recargas. Além do aplicativo, estará disponível um dashboard de gestão com acompanhamento em tempo real das estações com controle de gestão de uso e de faturamento, supervisão de alarmes e gestão de membros.
Comodato em estabelecimentos comerciais
A Moby pretende também incentivar a expansão de carregadores elétricos possibilitando que comerciantes, por exemplo, possam instalar os dispositivos em seus estabelecimentos, sem custo algum, em um regime de comodato. Neste caso, a Moby ficará responsável por toda a operação desde a instalação do carregador até gestão do aplicativo, software de gestão, SAC e central de monitoramento.
O diretor comercial da Moby, Lincon Souza explica que nesse modelo, o cliente terá custo zero para instalar o ponto de recarga. “A Solarprime, por meio de sua capilaridade e abrangência nacional, será um parceiro estratégico e fará a captação desses clientes em potencial, dando todo o suporte técnico necessário nos pontos de recarga. Além de não ter custos operacionais, vamos ainda reembolsar a energia consumida por este cliente, oferecendo um percentual sobre a receita”, explica Souza.