A Sun Mobi, enertech especializada no modelo remoto de usinas solares compartilhadas, acaba de lançar uma nova versão do robô Clara para atendimento personalizado – utilizando inteligência artificial e machine learning – aos assinantes de energia solar de 27 cidades do estado de São Paulo. A proposta é tornar a comunicação com os clientes ainda mais ágil e objetiva, além de melhorar a experiência do usuário no sistema da empresa.
Com a atualização do canal gratuito da empresa via chat, o robô passa (além de atender e vender assinaturas de energia solar aos interessados) a fazer um trabalho de pós-venda com os atuais clientes e tira dúvidas sobre faturamento, economia na conta de luz, funcionamento do sensor de monitoramento no quadro de força, funções do aplicativo de controle e eventuais ajustes em contratos. O sistema é um serviço verificado pela Meta (Facebook) e pode ser acessado pelo WhatsApp, no botão disponível no site da Sun Mobi.
“A atualização do robô Clara integra está alinhada ao DNA da Sun Mobi, de ser uma empresa de alta tecnologia com foco no cliente, a partir de soluções de eficiência energética e sustentabilidade, sobretudo para atender pequenas e médias empresas do Interior do Estado de São Paulo e da Baixada Santista, no intuito de facilitar o acesso à energia solar por meio do serviço de assinatura”, explica Alexandra Januário Susteras, sócia da Sun Mobi.
A tecnologia da Sun Mobi inclui a instalação de um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica dos assinantes, que acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o usuário.
Assinaturas crescem quatro vezes no território paulista
Segundo levantamento da empresa, a quantidade de contratos para fornecimento de energia solar por assinatura no estado de São Paulo cresceu mais de quatro vezes no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do exercício anterior em 2021. A Sun Mobi destaca que a quantidade de energia entregue aos assinantes saltou de 165 mil kWh para cerca de 700 mil kWh entre janeiro e junho de 2022.